O que o povo de Deus comia no Egito?

Perguntado por: lramos4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná” (Números 11:4-6). Não é incrível como eles compararam o passado na escravidão com o presente na liberdade?

Em algum ponto do deserto, o povo de Israel se queixou do maná diário e demonstrou o desejo de comer carne. Deus prometeu carne em abundância.

A alimentação dos mais pobres (camponeses, escravos) era composta basicamente por pão e água. Raramente comiam carne e frutas. Já os mais ricos (faraós, sacerdotes, chefes militares, ricos comerciantes) possuíam uma alimentação bem variada.

1. Ful Medames. A comida de rua mais popular no Egito é o ful medames, uma pasta de favas – um tipo de feijão – temperada com alho e azeite que é encontrada em, praticamente, todas as esquinas das principais cidades.

Diferente dos brasileiros, os egípcios comem o feijão no café da manhã. Na verdade, a primeira refeição no Egito é bem reforçada, com ovos cozidos, falafel, pão árabe (ou Aish), salada de pepino, hummus, entre outros.

Comer é bom, e eles gostavam
Vários alimentos eram obtidos desse modo pelos servos de Deus, e, assim, faziam as comidas. Eles também tinham hortas, gado e árvores frutíferas. Durante o dia, havia basicamente duas refeições. O desjejum ocorria entre as nove horas da manhã e o meio-dia, com frutas, pães e queijo.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Os israelitas deviam comer ervas amargosas e pão ázimo. Deviam também retirar de sua casa todo fermento durante sete dias. As ervas amargosas lembravam aos israelitas seus anos de amarga servidão no Egito. A servidão com amargor é como a amargura por nossos pecados.

Qual era a aparência do maná? Era uma coisa pequena, redonda, miúda como a geada, e era branca (ver Êxodo 16:14, 31). Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8).

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

De acordo com a origem dele e o local de nascimento não era loiro, porém também não era preto, a aparência é de árabe. Os judeus claros são europeus. Na região da Palestina tem uma cor mais escura, mas não preta.

Desde tempos idos é atribuída à cebola uma significação de rusticidade, ou de remorsos do pecado, e possivelmente esta última associada ao facto de ser fácil lacrimejar quando se corta, e o ato de chorar significar o arrependimento pelo pecado.

O Egito representa esse mundo que, estimulando o pecado, gera escravidão e morte. A terra prometida é o céu, lugar para onde nos guiará o Cordeiro de Deus, sendo Moisés um tipo seu. As nove primeiras pragas são juízos parciais de Deus que nos chamam ao arrependimento ante do dia do Senhor.

A partir dessas evidências, sabemos que dentre as frutas que conhecemos atualmente, os egípcios consumiam uvas, tâmaras e o figo (Tallet, 2005, p. 138). Dentre elas, a tamareira parece ser nativa do Egito e o seu fruto era chamado de bener, que significa doce ou açucarado.

No Egito, o almoço é a refeição mais importante do dia e consiste num prato principal, com vários molhos e saladas, além dos acompanhamentos tradicionais. Kebabs é um prato muito popular feito de carne de carneiro ou frango, cortada em pedaços, marinada e grelhada.

No almoço, você vai pagar entre EGP 20 e EGP 90. Na hora do jantar, os valores sobem para EGP 40 e EGP 120. Lembre-se que para esses preços considerei um perfil econômico, mais moderado, sem muitas extravagâncias. Um Big Mac no Cairo custa EGP 16,93.

Durante sua viagem no Egito é importante beber água engarrafada.

Para os homens não é realmente um problema - calças normais e camisa ou camiseta estão bem - mas no Cairo não seria aceitável usar shorts curtos ou um tanque tops / top sem mangas. Nos resorts como Sharm El Sheik, Hurghada, Sinai, etc - shorts são muito bem e é muito aberto e flexível.

Qual era a fruta que Jesus mais gostava? Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras '. As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.