O que o porco não pode comer?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

O que os porcos não podem comer?

  • alimentos preparados para consumo humano, como restos de comida;
  • alimentos em conserva ou enlatados;
  • alimentos que contenham sal ou açúcar;
  • rações específicas para cães e gatos ou diferentes espécies de animais.

Hoje em dia, os partidários de ambas as abordagens frequentemente adicionam outros produtos para dieta dos porcos, como por exemplo batatas, cenouras cozidas, abóbora, maçãs, restos de comidas cozidas (exceto carne e peixe).

para suínos, ( Brancos ) tipo carne, não recomendamos o uso de bandinha de feijão, para este tipo de animal.

Estudos da Embrapa Suínos e Aves (SC) mostram que, do ponto de vista nutricional, o arroz pode complementar ou substituir o milho na alimentação animal.

A banana possui o valor nutritivo, que equivale ao da batata-doce e ao da mandioca, ou seja, são ótimos alimentos para os porcos. Os troncos de bananeiras podem ser utilizados como um vermífugo natural quando fornecidos para alimentação dos porcos.

Na alimentação entram também as folhas e tronco da bananeira, que segundo Brun, têm excelente teor nutritivo e funcionam como vermífugo. "Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso.

Claro, nada impede de caprichar: pimentão, tomate e até mesmo extrato de tomate podem tornar a carne ainda mais saborosa na panela de pressão. Legumes também são ótimas pedidas, como cebola, batata e cenoura que, podem ser cozidas junto às carnes de porco, gerando um sabor irresistível.

A mandioca pode ser fornecida aos suínos, em estado natural, picada e adicionada à ração, ou ainda em forma de raspa.

1. Alho. Este é um ingrediente indispensável na cozinha de todo mundo e é usado para temperar quase tudo que a gente come, não é mesmo? Para temperar carne de porco pode ser usado amassado, triturado, em lascas finas ou em pasta.

Dê a ele alimentos ricos em gordura.

  1. Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco.
  2. Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas.

Nas dietas para suínos recomenda-se suplementação das vitaminas A, D, E, K, riboflavina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, colina, biotina, piridoxina, tiamina e vitamina B12 (ZARDO; LIMA, 1999).

A inclusão de polpa de beterraba na dieta pode melhorar os rendimentos produtivos em leitões ao desmame.

O milho é uma boa fonte de energia para pequenos suínos. No entanto, é comum que ele escasseie ou que seu preço se eleve muito no mercado. Ele pode ser substituído por cereais alternativos para não causar danos ao desenvolvimento e rendimento dos animais.

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

Ingredientes para 100 kg de ração:

  • 54 kg de milho moído;
  • 35 kg de soja;
  • 4 litros óleo de soja – para fornecer energia ao animal.
  • 2 kg de açúcar – para dar um sabor melhor e ajuda no desenvolvimento do letão;
  • 5 kg de núcleo;

Podem ser fornecidos ingredientes como milho, soja e cereais alternativos como sorgo, DDGS, milheto, triguilho e triticale, assim como resíduos agroindustriais. É importante, também, prover todos os minerais (macro e microminerais) e vitaminas (lipossolúveis e hidrossolúveis) essenciais para a manutenção da sua saúde.

Na categoria das rizomatosas, algumas das pastagens recomendadas são a grama batatais e a grama pensacola, as quais apresentam-se bastante tolerantes ao frio e a seca, assim como resistentes à cigarrinha-das-pastagens e com excelente resistência ao pisoteio.