O que o porco javali come?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se alimentam de frutos, sementes, folhas, raízes, brotos, bulbos, animais, fungos e carniça. O javali pode pesar cerca de 80kg e medir em média de 1,30 a 1,40 e o javaporco pode pesar mais de 130kg com comprimento médio de 1,30 a 1,80 metros. Áreas fuçadas.

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno, assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças como brucelose, leptospirose, toxoplasmose, cisticercose e raiva para seres humanos.

Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas podem se adaptar à dieta de acordo com a disponibilidade de alimento. Descansar também é sua praia. Eles dormem 5 horas por dia, mas podem passar até 19 horas deitados.

O javali e o porco são da mesma espécie, a Sus scrofa. Essa espécie assume diferentes formas: nativa, doméstica, asselvajada e misci- genada. Popularmente, a forma doméstica da espécie é denominada de porco e a forma selva- gem, de javali.

Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais. Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras. O índice de colesterol é próximo a zero.

O ponto fraco de um javali é bem pequeno. Um tiro certeiro em áreas vitais como o coração, os pulmões e a medula espinhal derrubará um javali imediatamente. Por outro lado, o javali é um animal resistente e pode correr por quilômetros se as partes vitais não forem acertadas.

Os javalis capturados por cães ou por armadilhas devem ser abatidos no local da captura, já que é proibido o transporte de animais vivos.

Além das áreas rurais, as telas também são boas opções para proteger rodovias, evitando que javalis e outros animais invadam as pistas ocasionando acidentes. “Duas ações são prioritárias: o cercamento eficiente das propriedades rurais e o eficaz monitoramento da presença dos javalis.

A raiva dos javalis
Entre os outros 158 estão os agentes causadores da febre maculosa, da leishmaniose, da leptospirose, de febres hemorrágicas e da raiva.

Pernil de Javali s/ Osso – R$ 79.90 /kg (Congelado)

A lei 5.197, de 1967, proíbe caça ou prisão de animais silvestres de quaisquer espécies. No entanto, resolução publicada pelo Ibama, em 2013, cria uma exceção, que é a de javalis. Desde 2020, projeto de lei quer autorizar caça esportiva de animais silvestres no Brasil, mas a votação foi adiada.

Na alimentação entram também as folhas e tronco da bananeira, que segundo Brun, têm excelente teor nutritivo e funcionam como vermífugo. "Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso.

Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.

Ocasionalmente podes oferecer um pedacinho de queijo sem sal, pão, castanhas ou bolotas, mas sem abusar.

A carne de javali é deliciosa
Além de saborosa, a carne do javali também é muito saudável. Enquanto 100 gramas da carne de porco comum possuem cerca de 242 calorias e 14% de gordura a mesma quantidade de javali possui 160 calorias e apenas 1.4% de gordura.

Alimenta-se de raízes, bulbos, fungos, frutos, sementes, ovos de aves e de tartarugas, cadáveres, cobras, rãs, peixe e insetos, mas sua dieta é predominantemente vegetariana.

Pelo contrário do que se pensa, a carne do javali é bem diferente da carne de porco comum. Para começar, ela retrai pouco ao ser cozida, tem o sabor peculiar da carne de caça, é menos gordurosa e mais natural, por isso muito mais saudável, mesmo em comparação com as que são consideradas “magras”.

O do javali lembra o bovino em textura e tem gosto próximo do lombo suíno, define Andréa Pleti, nutricionista que comanda a cozinha do Petit Chatêau. Segundo ela, pode-se seguir um procedimento de preparo comum às carnes exóticas.

O javali ou javaporco não costuma ser muito ativo durante o dia, especialmente em períodos quentes. Além do mais, em fazendas onde eles são caçados com certa frequência, seus hábitos passas a ser totalmente noturnos. Portanto, durante a madrugada eles saem para fazer as suas atividades e buscar comida.