O que o plástico libera na água?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Garrafas de plástico, quando aquecidas com água fervente, liberam químicos tóxicos bisfenol A (BPA), a uma taxa 55 vezes superior do que quando preenchidas com água temperatura em ambiente.

Para deixar essas garrafas rígidas e brilhantes, com frequência os fabricantes utilizam bisfenol-A, ou BPA, um composto que vem sendo criticado por sua toxicidade. O BPA é um disruptor endócrino, ou seja, pode alterar funções hormonais normais e acarretar uma série de problemas de saúde perigosos.

Bisfenol A também conhecido como BPA é um difenol, um composto usado na produção de policarbonato, material presente na maioria dos plásticos rígidos e transparentes, como também na produção da resina epóxi, que faz parte do revestimento interno de latas que acondicionam bebidas e alimentos.

Garrafas de vidro
Como as de aço ou alumínio, elas são uma opção muito mais sustentável que o plástico. E, como um material completamente natural, você não precisa se preocupar com nenhum efeito sobre sua saúde. Além disso, eles podem ser lavados na máquina de lavar louça.

As grandes desvantagens do material são a permeabilidade a odores e a umidade, tornando-o perigoso para o armazenamento de alimentos por um longo período de tempo. Além disso, alguns plásticos, como o PET, têm polímeros que escapam de sua estrutura e que podem modificar o sabor do alimento.

Mesmo em pequenas quantidades de exposição, os bisfenóis podem causar alterações do sistema imunológico, aumento dos testículos, diabetes, hiperatividade, infertilidade, obesidade, puberdade precoce, câncer da mama, síndrome do ovários policísticos, abortos, entre outras complicações.

Os plásticos têm uma substância química chamada Bisfenol-A que podem ser responsáveis por aumentar os riscos de câncer. O BPA migra pra nossa bebida ou comida quando é exposto a mudanças de temperatura, especialmente o calor.

Os especialistas concordam sobre o fato de que o maior risco para a saúde associado à reutilização de uma garrafa plástica está no nível microbiológico. Por um lado, seu uso repetido pode causar rachaduras ou furos no plástico. "Sua resistência foi pensada para um único uso", lembra Ana Trancoso.

O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.

Mas como saber qual plástico é perigoso ou não? É só ficar atento para o número estampado no fundo do recipiente. A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada aos de Policarbonato, feitos a partir da substância Bisfenol A (BPA).

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

O bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA, é um composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato e resinas epóxi, estando comumente presente em recipientes para armazenar comida, como tupperwares, garrafas de plástico ou latas de conserva.

Os pesquisadores concluíram que os probióticos “… reduziram a absorção intestinal, facilitando a excreção do BPA, e que esses probióticos podem suprimir os efeitos adversos do BPA na saúde humana”. Três isolados de Bacillus pumilus foram demonstrados capazes de degradar o BPA.

Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.

Tanto o uso de copos de alumínio, como o de panelas de alumínio e outros objetos da cozinha, não causam mal algum a saúde. Não existe nenhum estudo cientifico que comprova que a liberação de toxinas que causem intoxicação ou alguma das doenças descritas acima.

O aço inoxidável, o cristal ou o vidro são ótimas opções de materiais para a sua garrafa de água reutilizável! O aço é um material bastante utilizado em garrafas térmicas pois ajuda a manter as bebidas quentes ou frias.

O plástico e o ambiente: vantagens e desvantagens da embalagem de plástico

  • Eliminação do desperdício. Pode ajudar a evitar derramamentos e a manter os produtos no sítio.
  • Proteção contra danos. Pode ajudar a manter produtos delicados em segurança durante o transporte.
  • Prevenção de contaminação. ...
  • Maior preservação.

O plástico é bastante usado como recipiente de líquidos e alimentos, mas tais recipientes também podem ser constituídos de vidro. Além desses e de outros materiais, o inox pode substituir o plástico como matéria-prima de tubos para várias finalidades.