O que o piolho pode causar no ser humano?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

– intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça, podendo chegar ao pescoço e tronco; também podem surgir pontos avermelhados como picadas de mosquito; – presença do parasita (piolho) e de seus ovos (lêndeas), que aparecem como pequenos pontos esbranquiçados grudados aos fios de cabelo.

Vinagre branco e maçã: como no caso da prevenção, mesmo no caso dos piolhos já declarados, podemos usar o vinagre como um remédio natural útil para desinfetar, mas sobretudo para destacar melhor os ovos.

O remédio mais comum é a permetrina. "Na maioria das vezes, o que a gente precisa de uma loção para tratar o couro cabeludo, você vai passar uma loção que precisa ficar umas 6 a 8 horas no couro cabeludo e ser lavada no dia seguinte", conta Brenner.

O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

Desta forma, os 4 remédios caseiros mais indicados para piolhos e lêndeas, são:

  • Lavar o cabelo com chá de Arruda. ...
  • Usar spray de citronela. ...
  • Aplicar óleos no couro cabeludo. ...
  • Borrifar álcool canforado.

Alecrim. O cheiro do alecrim também funciona como repelente para os piolhos.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Segundo o Instituto Butantan, quando são esmagados, os piolhos-de-cobra liberam toxinas que podem manchar a pele (deixando-a arroxeada). Além disso, quando se sente ameaçado, o piolho-de-cobra exala um cheiro muito forte (cianeto de hidrogênio) para espantar seus inimigos.

A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

Leverctin 6 mg 2 comprimidos | Revectina | Tratamento De piolho, Lombriga E Sarna | EMS. Leverctin® é indicado para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Principais indicações populares: piolho, lombriga e sarna.

O piolho não está associado a baixa renda ou a falta de higiene. Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho.

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

O tratamento convencional é feito à base de inseticidas piretroides de uso local como a permetrina. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante 10 a 15 minutos. Evite usar sacos plásticos para tampar a cabeça, principalmente em crianças pequenas, que podem sufocar.

A substância química no álcool mata os piolhos, mas também pode ser irritante para a pele. Se você estiver usando álcool para matar piolhos, certifique-se de usar um produto que seja 70% ou mais álcool e não use mais do que isso.

Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida. A temperatura elevada é um fator importante para a proliferação dos piolhos.