O que o piolho de galinha causa no ser humano?

Perguntado por: nprates . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Ao atacar humanos, esses piolhos causam dermatite, uma irritação na pele devido à picada, gerando coceira constante. O atrito das nossas unhas com a pele pode causar lesões e erupções cutâneas que, se não tratadas, podem ocasionar outras doenças.

Seu ciclo de vida é de apenas 7 dias, ou seja, se reproduzem muito rapidamente e a infestação pode crescer muito rápido, levando a sérios problemas financeiros. Estes ácaros podem sobreviver até 10 meses num galpão vazio. Os principais sintomas de uma infestação de piolhos são: Ferimentos constantes nas aves.

Vinagre para piolho
Mas, o vinagre pode sim ser utilizado no combate contra os piolhos. Isso porque é recomendado que você não esprema os piolhos que são retirados do cabelo, já que isso pode fazer com que os ovos que estão dentro dele se espalhem e causem uma nova infestação.

Os óleos de coco, lavanda, hortelã-pimenta e eucalipto ajudam a matar os piolhos e lêndeas e por isso pode ser usado para eliminar estes parasitas. Basta misturar os óleos e aplicar em todo couro cabeludo, deixando por 20 minutos. Depois, passar o pente fino e retirar os piolhos e lêndeas mortas.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

Pixilinga é uma doença causada por piolhos de aves que nos homens causa bolinhas vermelhas que coçam muito, semelhantes à picada de insetos.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Para usar o detergente de coco para matar piolhos, basta aplicar uma pequena quantidade na área afetada e deixar agir por 10-15 minutos. Enxaguar bem e repetir diariamente até que os sintomas desapareçam completamente.

Podem ser encontrados infestando as poedeiras, ou, a depender das fases de vida, podem ser encontrados no ambiente, ou seja, nos aviários. Os principais ectoparasitos que infestam as poedeiras são os piolhos Menopon gallinae e Menacanthus sp. e os ácaros Ornithonyssus sp e Dermanyssus gallinae.

4. Para matar o piolho é preciso esmagá-lo com a unha. Mito – Não se deve fazer isso.

O cheiro do alecrim também funciona como repelente para os piolhos.

Denise Perez, mestranda no Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, diz que uma pessoa não morre por causa do piolho, mas ele pode trazer complicações para a vida de quem o tem: “o principal sinal que ele deixa é a coceira.

Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Para matar os piolhos com álcool, basta aplicar o álcool diretamente na cabeça e massageando suavemente para cobrir todos os pêlos da cabeça. Deixe o álcool agir por 30 minutos antes de enxaguar. Você também pode usar um pedaço de gaze umedecido com álcool para limpar a cabeça.