O que o perverso não suporta?

Perguntado por: abarreto2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

O perverso não tolera a dúvida. Por se situarem no período edípico, tanto o perverso quanto o histérico terão a percepção de um terceiro. O histérico, ao querer ser desejado, não suporta que o outro deseje outra coisa que não ele, neste caso se sentindo no lugar de excluído.

1- Não disponibilize informações, nem mesmo que ele as peça ou exija. Nunca revele a um perverso aquilo de que você gosta e de que não gosta. Isso só servirá para que ele saiba onde atirar sua munição em tiros certeiros. Guarde seus gostos e seus pensamentos para si mesma.

A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.

A partir de 1850, os manuais de psiquiatria elaboraram a primeira lista oficial das perversões com os seguintes itens: incesto, homossexualidade, zoofilia, pedofilia, pederastia, fetichismo, sado-masoquismo, transvestismo, narcisismo, auto-erotismo, coprofilia, necrofilia, exibicionismo, voyeurismo, mutilações sexuais.

O adjetivo, perverso, que existe desde 1369 com o significado de mau, ruim, pecaminoso, vicioso e também malvado, pernicioso, tem, ao mesmo tempo, antiteticamente, o sentido de muito bom, excelente (em inglês: wicked; “The Wicked One”, o capeta).

A perversão está relacionada com um desvio existente no comportamento desde a infância, e cujo desenvolvimento se intensificou no decorrer da vida adulta. Por isso, é fundamental que o analista olhe para o material do passado do paciente para ter maiores indícios ao realizar o prognóstico.

É rebelde, desafiante, mas admite e integra a falta constitutiva do sujeito, coisa que o perverso manipula desmentindo.

Vivemos tempos difíceis. Estamos todos inseguros e cheio de incertezas, sem saber qual rumo tomar. Crises econômicas, políticas, dentre outras, somam-se às crises individuais e que fragilizam o emocional das pessoas.

Maldade; crueldade (#Pv 6.14).

5 formas de identificar um narcisista

  1. 1 - Os narcisistas são diferentes do restante das pessoas. ...
  2. 2 - Eles não têm empatia. ...
  3. 3 - O narcisista sente a necessidade de ser admirado. ...
  4. 4 - Eles se importam com status... ...
  5. 5 - Quase não ouvem os outros.

O perverso é mais desleixado, largado, não se importa muito com o seu semelhante, não respeita a justiça, às vezes compra e não paga, não se preocupa com a sua vida espiritual, é dado aos vícios, crê na Bília, mas não pratica os seus ensinos, trapaceia, não gosta de trabalhar, não gosta de pagar as suas contas, ...

No processo constitutivo da perversão, o sujeito se recusa a reconhecer a ausência de pênis na mãe, ou em qualquer mulher. Tomando um caso de perversão fetichista como exemplo, o perverso substitui o objeto que “falta” (falo imaginário da mulher) pelo objeto fetiche.

É o desmentido da experiência, ainda registrada a nível perceptivo. A sexualidade do perverso é formada através da fixação em um estágio infantil, pré-genital da organização libidinal, como o oral, anal, acústico ou visual. Assim, em vez desse gozo ser parte da experiência, é a própria.

"Pervertido" é o particípio de perverter (corromper, depravar, desvirtuar). Ex.: Celular flagra pervertido no ônibus. "Perverso" é adjetivo, e significa malvado, maldoso, cruel. Ex.: Aquele homem era perverso com sua mulher.

Significado de Perversa
substantivo feminino Aquela que prejudica alguém; quem demonstra ruindade, perversidade, maldade; maléfica.

O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.

Neuroses representam uma forma da nossa mente de se auto regular perante traumas e sentimentos recalcados quando crianças em nossas fases de desenvolvimento. Desta forma, essas emoções há tempos reprimidas tendem a voltar quando passamos por situações de estresse que relembram ao nosso inconsciente todo esse evento.

O sujeito perverso sabe o que quer e é isso que o faz arrogante, visto que ele já tem total certeza de saber a verdade sobre o gozo; consagrando-se em preencher o vazio que há no outro. Em outras palavras, o perverso faz desse, sua vítima para cultivar sua castração e desmentir a castração do outro.

O contrário de perverso é: 1 bondoso, bom, amigável, decente, moralista, santo.

É importante destacar que Freud opõe neurose e psicose com relação ao modo pelo qual ambas lidam com a negativa (Verleugnung), mecanismo em geral associado à perversão: "a neurose não recusa a realidade, apenas não quer saber nada sobre ela; a psicose a recusa e procura substituí-la" (p. 282).

A perversão sexual mostra algumas particularidades que a definem como tal, especificamente, a composição de fantasias centrais, elaboradas e conscienciosas, da sexualidade, o comportamento torna-se determinado pela fantasia, o erotismo perverso que se sobrepõe a qualquer outra sexualidade, períodos de stress e ...