O que o perito do INSS avalia?

Perguntado por: amaia8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O seu objetivo é comprovar a existência de doença ou condição que incapacite o trabalhador a exercer sua função no trabalho, seja total ou parcialmente.

Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido; Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

Qual a função do perito(a) judicial? Acima de tudo, a função do perito judicial é analisar as provas apresentadas pelas partes do processo e emitir um laudo pericial. Em outras palavras, o perito não produz prova, ele analisa o que está sendo pedido e dá uma opinião técnica e totalmente imparcial.

Por isso, veja agora os erros que você jamais deve cometer!

  1. Confundir doença com incapacidade. É extremamente comum as pessoas pensarem que o fato de estarem com alguma doença, automaticamente dará a elas direito a algum benefício. ...
  2. Não levar os documentos principais. ...
  3. Não falar o necessário. ...
  4. Mentir durante a perícia.

45 dias

O prazo para que o benefício seja concedido após o resultado da perícia é de 45 dias, e esse prazo pode ser estendido por mais 45 dias se o INSS tiver uma justificativa plausível para tal ato.

Seja educado com o perito. Trate-o bem mesmo que a recíproca não seja verdadeira. No caso de conflito deixe que seu médico assistente técnico fale no seu lugar. Explique seus problemas com suas palavras.

Se houver a informação de “acerto pós-perícia”, significa que você precisa realizá-lo. Não há nenhuma dúvida. Por outro lado, se não há nenhuma informação, você deve entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 e questionar se precisa fazer algum acerto pós-perícia para obter o resultado ou liberar o benefício.

Além disso, deve informar ainda a medicação que foi prescrita, e finalmente a necessidade de afastamento do trabalho e por quanto tempo. Se você estiver com alguma doença emocional, depressão, por exemplo, não vá a perícia muito bem arrumado(a) e ou perfumado(a).

Arquivo de CID 10 M51. 1 auxilio por incapacidade permanente - VF Advocacia - Advogados em Natal/RN - Previdenciário (INSS) e Saúde.

Laudo médico [Documento mais forte]
O laudo deve ter: Diagnostico da doença ou lesão com CID. Descrição dos exames que levaram a conclusão do diagnóstico. Tratamento já realizado, o que está sendo feito e as outras opções terapêuticas disponíveis caso o tratamento atual falhe.

Não existe um tempo exato para o seu auxílio-doença ser transformado em aposentadoria, muito menos a certeza de isso irá acontecer, tudo depende de como está a sua saúde e a sua possibilidade de retornar, ou não, para o trabalho. Ou, ainda, de ser readaptado para outra função.

II - A PERÍCIA MÉDICA DO INSS
O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

O laudo pericial é sempre feito por um perito, e esse documento é feito meticulosamente, assim como de forma imparcial e honesta. Desta forma, o perito nunca deverá usar do senso comum enquanto estiver analisando e elaborando o laudo, assim como nunca deverá favorecer uma das partes que estão envolvidas no processo.

A próxima audiência, depois da perícia, é denominada de audiência de instrução e julgamento. É comum alguns juízes permitirem que o perito responda mais de uma vez sobre seu laudo, por escrito.