O que o patrono da turma faz?

Perguntado por: ucalixto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos. É uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico. Em geral, é uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.

Como escolher o paraninfo e o patrono
Separem os prós e contras de cada um dos elegidos: Pense junto à sua turma, em quem tem mais conexão e afetividade com a maioria dos companheiros de classe. Quais são as pessoas que realmente merecem ser homenageadas neste momento especial?

O pronunciamento deve ser apresentado através de um texto coeso, que traga começo, meio e fim. Então, mesmo o discurso sendo individual e escrito de acordo com as vivências de cada um, é esperado que aconteça uma exposição marcante e que ficará na lembrança dos presentes.

O que é Patrono:
No âmbito religioso, por exemplo, o patrono pode ser considerado um padroeiro, ou seja, algum santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou situação específica. O patrono é aquele que defende, aconselha e direciona.

Na maioria das vezes, o patrono é um professor escolhido pelos formandos que se destacou durante o período da graduação por seu amplo conhecimento, técnica e didática.

Patrono e o nome da turma
Esse professor é uma referência profissional e pessoal dos alunos. É considerado uma grande inspiração e realiza um discurso na cerimônia. Portanto, tem o cargo máximo na hierarquia das homenagens.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono. Paraninfo (a): atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

Quem deve dar o anel de formatura? Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente dado pelos pais, namorado(a), cônjuge ou por qualquer outra pessoa que seja especial na vida do graduando.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter? Na verdade, essas regras vão depender da universidade e do seu protocolo de colação de grau. No entanto, quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado.

Enquanto eles podem ser parcialmente eficazes em impedir dementadores (mas não repeli-los), Patronos incorpóreos não são patronos "de pleno direito", e são considerados como uma versão mais primitiva ou mais fraca do verdadeiro feitiço.

No âmbito religioso, por exemplo, o patrono pode ser considerado um padroeiro, ou seja, algum santo que é conhecido por defender determinado grupo de pessoas ou situação específica. Nas forças armadas, os patronos são figuras heroicas escolhidas para defender uma unidade militar, por exemplo.

O orador da turma fala em nome dos formandos. É como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspirações da turma. Por isso, é importante que ele seja escolhido pelos colegas, de preferência em um concurso de oratória.

O homenageado é aquele professor da faculdade que durante os anos de estudo esteve mais próximo dos alunos.

Patrona é a forma feminina de patrono, sendo usada com o sentido de protetora. Já a grafia patronesse é uma palavra de origem francesa que significa aquela que organiza eventos para caridade.