O que o passivo faz?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo. Ativos = Bens, valores, créditos ou patrimônios.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Passivo financeiro
Isso significa que ele é uma obrigação contratual em que uma empresa precisa entregar dinheiro ou outro ativo para outra companhia. Ou esse passivo deve ser trocado em condições desfavoráveis. Na Lei 4.320, essas obrigações são chamadas de dívidas fundadas, ou de dívidas flutuantes.

Existem três tipos principais de passivos: passivos circulantes, não circulantes e contingentes. Passivos são obrigações legais ou dívida.

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Já os produtos financeiros passivos são aqueles que controlam a liquidez da economia, com potencial de se tornarem dinheiro em curto ou curtíssimo prazo. Os emissores dos produtos financeiros passivos podem ser organizações públicas ou privadas, com objetivo de captação bancária.

Saiba quais são os primeiros passos para adicionar renda passiva na sua vida.

  1. Comece o quanto antes. O caminho para ter bons resultados com investimentos é planejamento, diversificação e longo prazo. ...
  2. Faça um planejamento financeiro. ...
  3. Dê adeus às dívidas. ...
  4. Tenha uma reserva de emergência. ...
  5. Se comprometa com seu objetivo.

De modo geral, os passivos financeiros de uma empresa são os itens de posse da mesma que geram custos, seja de manutenção ou gastos em geral. As dívidas, por exemplo, podem ser considerados passivos financeiros. Além disso, outros exemplos são contas a pagar como salário de funcionários, energia elétrica, água, etc.

1 apático, desanimado, inativo, desinteressado, displicente, impassível, inapetente, indiferente, indolente, inerte, negligente, parado.

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.

Para aumentar o passivo, precisamos CREDITÁ-LO. Para diminuir o passivo, precisamos DEBITÁ-LO. Então, para termos o efeito que você precisa, precisamos creditar o ativo e creditar o passivo. Isto é impossível ou é alguma pegadinha, pois o balanço vai perder o equilíbio.

As despesas fazem parte do passivo. O ativo são as coisas, direitos que você possui. O passivo são suas despesas e obrigações.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.