O que o Papa falou dos animais?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

O papa afirma que seres humanos e animais estão todos interconectados: “Temos um só coração, e as mesmas mazelas que nos levam a maltratar um animal logo se manifestarão no nosso relacionamento com outras pessoas. Todo ato de crueldade contra qualquer criatura é contrário à dignidade humana.”

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

- O papa João Paulo II, líder da Igreja Católica de 1978 a 2005, afirmou que os animais têm alma e estão "tão próximos de Deus quanto os homens". - O antecessor de Francisco, o papa emérito Bento XVI, afirmou a morte de um animal significa apenas o fim de sua existência, não um caminho para a eternidade.

“Não te envergonhes, se, às vezes, os animais estejam mais próximos de ti do que as pessoas, eles também são teus irmãos.” Portanto, se você também é devoto de São Francisco de Assis, assim como eu, e também ama os animais, aproveite para pedir a proteção de todos os animais do nosso planeta!

não tem salvação

A frase dita pelo Papa Francisco nessa 4ª feira (26. mai. 2021) de que o Brasil “não tem salvação” pois “é muita cachaça e pouca oração” repercutiu nas redes sociais. O momento ocorreu ao final da audiência geral no Vaticano.

A igreja Católica afirma que animais são criaturas de Deus e devem ser preservados. Francisco de Assis, grande personagem da Igreja, chamava os animais de irmãos e não aceitava que fossem tratados como coisas, mas companheiros dos seres humanos.

Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F. Carvalho.

São Paulo. A arquidiocese de São Paulo também afirmou que "as normas litúrgicas da Igreja Católica, de caráter universal, não preveem nem permitem a participação de animais nos ritos dos sacramentos".

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Hoje, são conhecidos diversos grupos de animais que mostram comportamento peculiar em relação a parentes mortos, como chimpanzés, elefantes, alguns cetáceos, lobos e girafas. Membros da espécie Canis lupus, por exemplo, já foram observados enterrando filhotes mortos.

De acordo com a Resolução ANVISA RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004, cadáveres de animais são classificados como resíduos comuns, equiparados aos resíduos domiciliares, portanto, podem também ser encaminhados para o aterro sanitário.

Isso porque enterrar causa danos à saúde da família humana, outros animais e contamina o meio ambiente. O solo e a água podem ser infectados com alguma doença grave,causada porvírus ou bactérias presentes no corpo, espalhando doenças contagiosas como leptospirose, raiva e toxoplasmose.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

o corvo

Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios.

Sendo assim, esse grande amor fez com que ele fosse conhecido exatamente por ser o cuidador dos animais de todas as espécies. A relação entre Francisco e os animais aparece em diferentes momentos de sua biografia. Em um deles, na presença de um lobo, amansou o selvagem somente dizendo-lhe: “venha, irmão Lobo.

Nesta sexta-feira, 4/10, é celebrado o Dia de São Francisco de Assis. No Mais Você, Ana Maria Braga mostrou as homenagens ao santo protetor dos animais, também conhecido por ser o santo dos pobres.

São Francisco de Assis

Católico ou não, você provavelmente já ouviu falar de São Francisco de Assis. O atual papa Francisco adotou esse nome em homenagem ao santo. Frequentemente retratado rodeado por bichos, sobretudo pássaros, São Francisco é considerado o padroeiro dos animais.

Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente. Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos. Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados. Hoje a natureza que nos rodeia já não é mais admirada, mas "devorada".

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, ajuda-me! Ele respondeu: não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: mulher, grande é a tua fé!

Entretanto, não é saudável e indicado tratar um cão ou gato como se fossem humanos ou esperar que se comportem como crianças pequenas, pois além de prejudicá-los —afinal são seres pertencentes a outras espécies e possuem instintos e comportamentos próprios —, isso pode fazer mal aos tutores.