O que o pantoprazol faz no intestino?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Como Pantoprazol funciona? A fórmula do medicamento age reduzindo a acidez produzida pelo estômago, reduzindo a incidência de problemas como gastrite, gastroduodenites, refluxo gastroesofágico entre outras.

Ela pode liberar toxinas capazes de lesionar o revestimento protetor do intestino grosso, causando problemas como diarreias e colites.

Pantoprazol Comprimido 20 mg é indicado para:
Tratamento das lesões gastrintestinais leves. Alívio dos sintomas gastrintestinais decorrentes da secreção ácida gástrica. Gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas e dispepsias não ulcerosas.

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de Pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido. Na esofagite por refluxo leve, em geral um tratamento de 4 a 8 semanas é suficiente.

Como Pantoprazol funciona? A fórmula do medicamento age reduzindo a acidez produzida pelo estômago, reduzindo a incidência de problemas como gastrite, gastroduodenites, refluxo gastroesofágico entre outras.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

Sua substância ativa só age no interior das células parietais do estômago, local onde a acidez é intensa, mantendo-se praticamente inativa em outros meios que não são muito ácidos. O pantoprazol atua na etapa final da secreção ácida, independente do seu estímulo.

Orientação de desmame do Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol:

  1. FÓRMULA 1: 500 ml de ALOE VERA;
  2. FÓRMULA 2: 180 doses de ESPINHEIRA SANTA + ZEDOÁRIA em cápsulas;
  3. FÓRMULA 3: 180 doses de ZINCO GLICINA + PIRODOXINA + CLORIDRATO DE BETAÍNA;
  4. FÓRMULA 4: 30 ml de TINTURA DE ESPINHEIRA SANTA + ALECRIM;

Em pacientes com problemas graves do fígado (insuficiência hepática grave), pantoprazol deve ser administrado somente com acompanhamento regular do seu médico e a dose de um comprimido de 20 mg ao dia não deve ser excedida. Se houver aumento nos valores das enzimas hepáticas, o tratamento deve ser descontinuado.

A diferença entre os dois sais do fármaco pantoprazol é farmacocinética. Conforme visto, o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico.

Em pacientes com DRGE erosiva, o uso de pantoprazol na dose de 40 mg produz maior benefício do que na dose de 20 mg, sendo que a duração de quatro e oito semanas é equivalente. Em pacientes com DRGE não erosiva, o uso de rabeprazol por quatro semanas na dose 20 mg é equivalente à dose de 10 mg.

Fármacos para doença inflamatória intestinal

  • 5-Ácido aminossalicílico (mesalamina 5-ASA)
  • Corticoides.
  • Fármacos imunomoduladores.
  • Agentes biológicos.
  • Antibióticos e probióticos.

O omeprazol liga-se às bombas de prótons, provocando a sua inativação. Essa inativação das células parietais do estômago pelo omeprazol consegue reduzir a produção de ácido em até 95%, motivo pelo qual esse fármaco é o medicamento de eleição para o tratamento das doenças gástricas relacionadas com a acidez.

Peptovit 40mg, caixa com 14 comprimidos revestidos.

Comprimido. Pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos.

Dispepsia: O que é? Dispepsia, geralmente designada por má digestão ou gastrite, é um conjunto de sintomas que se manifesta na topografia do estômago (região epigástrica), entre o umbigo e o tórax.