O que o pajé representa para os indígenas?

Perguntado por: aalegria4 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Muito confundidos pelas culturas não-indígenas, os caciques e pajés tem funções diferentes em uma aldeia indígena. O papel dos pajés é trazer as curas através dos espíritos protetores e transmitir o conhecimento e a sabedoria dos antepassados.

Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.

A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.

A figura do cacique representava o chefe político e administrativo da tribo. Já o pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos, além de organizar rituais religiosos e médicos, por meio da cura com ervas e plantas.

O pajé, conhecido internacionalmente como Sapaim e por vários trabalhos de cura espiritual, está em visita pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

"Xamã" parece derivar de çaman, palavra empregada pelos Evenks siberianos para designar os seus especialistas rituais. É análoga a "pajé", derivada por sua vez de termos das línguas tupi-guarani também utilizados na referência a tais especialistas.

Tem, como sinonímia, os termos: xamã, manda-chuva, benzedor e curandeiro.

A partir da perspectiva do corpo, analisamos a forma como conceituam o ser Yawanawa, ser mulher Yawanawa e ser pajé Yawanawa.

Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, ele pertence ao povo Kayapó.

O acusado de envolvimento no assassinato do cacique Chicão Xukuru, Rivaldo Cavalcanti de Siqueira, foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado por ter participado do crime como intermediário entre o fazendeiro mandante, José Cordeiro de Santana, e o autor dos disparos, José Libório Galindo.

Funções e importância do pajé
- Ele é o responsável por passar adiante a cultura, história e tradições da tribo. - O pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas. - O pajé também tem a função de líder espiritual da tribo.

Assim como nasceram os homens, nasceram os pajés. Estes são escolhidos pelas forças da natureza. Os mamaés (espíritos) poderosos, que brincam ao redor da aldeia, os visitam em sonhos e os levam ao universo mágico da cura e da magia. Desde muito jovens, são escolhidos e seu destino selado pelos mamaés.

Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa. Além de liderar os rituais sagrados, os pajés podem assumir o papel de médicos ou sacerdotes, fazendo o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades.

Entre importantes tradições deixada pelo índio está a culinária. A língua portuguesa falada no Brasil ,diferente do idioma de Portugal, sofreu influência da língua tupi-guarani. A influência cultural indígena em nossas vidas vai de contos a costumes. Os índios foram os primeiros habitantes do território Brasileiro.