O que o pai do meu afilhado é meu?

Perguntado por: larruda9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O compadre de um indivíduo é o padrinho de seu filho. Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

O filho de sua madrinha não tem grau parentesco direto com você, mas convenção e padrão da sociedade pode considerar o mesmo como primo. Mas deve-se atentar que para o filho da sua madrinha ser um primo legítimo seu, sua madrinha deveria ser irmã de seu pai ou de sua mãe.

Etimologia (origem da palavra compadre). A palavra compadre deriva do latim "compater,tris", com o sentido de ter uma relação estabelecida pela paternidade.

O padrinho da minha filha é meu compadre. A madrinha da minha filha é minha comadre.

O substantivo feminino comadre é usado, principalmente, para referir a relação da madrinha e da mãe de uma pessoa.

Geralmente, se chama de compadre.

1 amigo, companheiro, colega.

O que é Dinda:
Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinocompadrecompadres
Femininocomadrecomadres

compadre s.m. Padrinho de alguém em relação aos seus pais; os pais de quem foi batizado em relação à pessoa que o batizou.

No falar caipira, designa pessoa que possui intimidade: amigo.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.

Apadrinhar é contribuir para uma cultura de generosidade
Em Isaías 58.7, o povo de Deus é convocado a praticar o verdadeiro jejum: “partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo”.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.