O que o padre pergunta na hora do batismo?

Perguntado por: ngois . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Só na fé da Igreja é que cada um dos fiéis pode crer. A fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e amadurecida, mas um princípio chamado a desenvolver-se. Ao catecúmeno ou ao seu padrinho pergunta-se: «Que pedis à Igreja de Deus?» E ele responde: «A fé!».

Nesse momento de uso de água e óleo, o padre pronuncia as preces de batismo que consistem nos seguintes dizeres: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Interessante destacar que minha filha teve duas madrinhas nesse batismo: a madrinha mesmo, e a madrinha de consagração.

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

Já os padrinhos de consagração terão como atitude a oração e intercessão, sem esquecer também da responsabilidade de estar junto com a criança. “Quanto mais gente ajudar na educação religiosa da criança, melhor”, completa o padre.

O curso de batismo é uma preparação para que pais e padrinhos possam entender o papel que exercem na caminhada cristã de seus filhos e afilhados. Durante o curso, são abordadas questões Kerigmáticas, o amor de Deus, o pecado, a salvação, a vivência do sacramento e a vida em comunidade.

Hoje te dou as boas-vindas a esta comunidade de fé! Feliz batismo. O dia do batismo é o mais importante da sua vida, pois você renasce como filho de Deus. Que este primeiro encontro com Jesus guie a sua vida e ilumine o seu coração para sempre.

O Apóstolo Paulo disse que, após o batismo, devemos começar uma vida nova: “Fomos sepultados com ele pelo batismo (…); assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4). Uma das grandes bênçãos do batismo é que ele nos oferece um novo princípio no caminho para alcançarmos a nossa meta eterna.

E quem segura a vela durante toda a cerimônia? O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê.

Padrinhos de consagração é uma particularidade do Brasil e o número é igual aos de batismo. Portanto, pode haver um padrinho e uma madrinha, como só um dos dois.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

A cerimônia do batizado dura entre 1h e 1h30. Na data do batizado os pais devem trazer uma vela e uma toalhinha para secar a cabeça da criança. Na hora do batizado, será fornecida a vestimenta da paróquia para o batizando. A consagração da criança a Nossa Senhora é feita ao final da celebração.

Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer. Ter completado os dezasseis anos de idade.

Look para madrinha de batismo
Para madrinhas de batismo o ideal são looks mais sóbrios, com cores claras e sem brilho. É importante também que a roupa seja bem confortável e não possua muitos detalhes que podem acabar arranhando o bebê.