O que o padre fala quando levanta a hóstia?
O que o padre cochicha quando ele comunga no altar? De novo, o padre reza em silêncio: “Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Corpo de Cristo. Depois, segura o cálice e reza em silêncio: “Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Sangue de Cristo.
O que quer dizer a palavra comungar?
Significado de Comungar
verbo transitivo indireto Partilhar; participar de: comungava das caridades individuais. Desviar; fazer uso de; possuir parte em: comungava do dinheiro alheio. Etimologia (origem da palavra comungar). Do latim communicare.
O que se fala quando recebe a hóstia?
Comungar é Cristo no meu coração e eu no coração de Cristo. Na comunhão, eu comungo Cristo e Cristo me comunga. Para que isso aconteça, é preciso que estejamos em estado de graça. A forma de comungar, em pé, ajoelhado, sentado, deitado numa cama, tanto faz.
O que dizer depois da comunhão?
“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).
Quem não pode receber a comunhão?
Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).
Quem não é casado não pode comungar?
O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, responde essa questão. Para ele, o cristão que não recebeu o Sacramento do matrimônio não só pode, como deve participar da Santa Missa e da vida ativa na comunidade.
Quem não tem crisma pode comungar?
No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.
O que responder quando comungar?
Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças. Neste momento, o Céu se faz presente em nossa alma; e é preciso vivê-lo.
É preciso se confessar para comungar?
A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.
Qual a forma correta de se comungar?
Ainda assim, se for comungar recebendo em suas mãos, DEVE comungar na frente do ministro. Também deve-se observar em receber a comunhão na MÃO ESQUERDA, que terá a mão direita abaixo dela. Após ser colocada a Hóstia Consagrada, pegará com a mão direita e colocará na boca.
Pode comer depois de comungar?
O Catecismo responde:
(CIC 1377). Ou seja, dura o tempo que dura o pão antes de ser assimilado pelo corpo. Segundo a ciência, este processo não demora muito, e alguns sacerdotes opinam que é conveniente uns 15 minutos de reflexão depois da comunhão. Então na próxima vez que comungar, não esqueça!
O que acontece quando a hóstia cai no chão?
Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito.
Quais são as palavras que o padre fala na hora da consagração?
É por isso que o padre, no final da consagração, diz: “Eis o mistério da fé!”. E o povo responde: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”. A elevação faz parte da consagração.
Pode mastigar a Hóstia Consagrada?
Pode-se até mastigar a Hóstia, como se mastigam os alimentos, pois afinal é alimento espiritual. Embora isto quase nunca seja necessário. Quer mastiguemos a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é alimento espiritual, e, para recebê-lo, temos de comê-la.
Como fazer para se confessar?
Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.