O que o padre diz na hora de colocar as cinzas?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará".

Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Com a bênção e a imposição das Cinzas, a Igreja inicia a caminhada para a Páscoa, durante os quarenta dias da Quaresma.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI passou a impor as cinzas. Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos.

A cerimônia de espalhar as cinzas no mar inclui colocar a urna de cinzas de cremação no fundo do mar com um dispositivo de geolocalização e ao final do ritual, os familiares recebem uma comprovação do local onde foi realizada a disposição dos restos mortais do ente querido.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne.

As cinzas esparsas sobre uma pessoa, e especialmente postas sobre a cabeça, eram usadas como sinal de tristeza – e aquela passagem de Jó 2.8, 'sentado em cinza', é uma expressão de dor extrema. A cinza é, também, figuradamente usada em Jó 30.19 – is 44.20 – Ml 4.3 eem outros lugares.

O JEJUM E A ABSTINÊNCIA SÃO NECESSÁRIOS? O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites,é opcional.

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

Não obstante, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é recomendável. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte? Quanto tempo a pessoa quiser, não existe um tempo determinado.

As cinzas podem ser depositadas em urnas biodegradáveis que recebem terra, adubo e uma muda de árvore. Com isso, os familiares terão como cuidar da planta e visitá-la, acompanhando a morte se transformar em vida novamente.

Caso seja feita a opção pela cremação, cinzas devem ficar em cemitérios. O Vaticano divulgou novas regras sobre cremações nesta terça-feira (25). A Igreja Católica, que prefere enterros a cremações, orienta que as cinzas dos mortos sejam mantidas em "locais sagrados", como cemitérios ou igrejas.

O que nos leva a concluir que não se responde nada, porque se houvesse resposta, seria especificada”, disse. “Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu.

O fiel pode retirar as cinzas da testa quando desejar, não havendo nenhum tempo determinado para mantê-las: o importante não é o sinal externo, mas a sincera postura interior de penitência e conversão.

A urna com as cinzas fica disponível em até cinco dias úteis.