O que o Ozempic faz no organismo?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A substância ativa do Ozempic, o semaglutido, é um «agonista dos recetores de GLP-1». Atua de forma idêntica à GLP-1 (uma hormona produzida no intestino), aumentando a quantidade de insulina libertada pelo pâncreas em resposta aos alimentos. Isto ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

2. Como o Ozempic funciona? A semaglutida simula a ação do GLP-1, hormônio produzido no intestino que regula a glicemia (nível de açúcar no sangue) e as respostas da saciedade —daí o seu uso para o emagrecimento.

A medicação, quando usada com indicação e supervisão médica, costuma ser bem tolerada. Os efeitos colaterais do Ozempic mais comuns são sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade.

Quanto tempo o Ozempic demora para fazer efeito? O fármaco começa a agir no mesmo dia em que é injetado, no entanto, pode levar dias ou algumas semanas até que o paciente perceba. Daí a importância de manter seu acompanhamento junto ao endocrinologista, a fim de monitorar a evolução do tratamento.

A redução das porções é uma das indicações da fabricante Novo Nordisk para diminuir efeitos colaterais durante o tratamento com Ozempic. Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas também pode ajudar a controlar a sensação de enjoo causada pelo remédio.

Tendência é do peso voltar.
O tratamento com o Ozempic é feito em conjunto com mudança de alimentação e prática de exercícios físicos, principalmente. Se a pessoa não ajustou esses hábitos, a tendência é que retome a dieta pouco saudável que a fez engordar e ganhe peso.

Recomendo uma alimentação com muitas gorduras boas, como abacate, nozes e castanhas, ou fontes de proteínas magras, como os ovos e salmão.

Qual o melhor horário para aplicar a Ozempic ® (Semaglutida)? O Ozempic® deve ser aplicado uma vez por semana, no mesmo dia, toda semana. Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia, independentemente das suas refeições.

'Ozempic pode te deixar até 7 dias sem apetite', explica endocrinologista.

Em relação à medicação Ozempic, estudos mostram que ela leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

Sim, relatos e dados preliminares de estudos mostram que pessoas que usam o Ozempic para emagrecer recuperam os quilos depois que param de tomar o remédio. As taxas e o tempo para o ganho de peso após a interrupção do tratamento variam de acordo com o indivíduo.

Como tomar Ozempic ou Wegovy:
0,25 mg* por via subcutânea uma vez por semana durante 4 semanas, depois aumente para 0,5 mg uma vez por semana.

O medicamento possui efeitos colaterais relacionados a questões digestivas, são eles: diarreia, náuseas, vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade. Também pode ser que haja perca de vontade de comer doces, frituras e ingerir bebidas alcoólicas. No entanto, os efeitos tendem a passar com o uso.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições. Para ajudá-lo a lembrar de injetar Ozempic® somente uma vez por semana, recomenda-se anotar o dia da semana escolhido (por exemplo, quarta-feira) na caixa. Você também pode escrever a data na caixa sempre que injetar Ozempic®.

O período de tratamento varia entre cada paciente, o que significa que seu uso pode ser indicado por meses ou anos. No caso do tratamento para a obesidade, vista como um problema crônico de saúde, é possível que alguns pacientes precisem de medicamentos para controle do peso durante toda a vida.