O que o orlistat pode causar no fígado?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em casos raros, o Orlistat faz mal para o fígado, causando dano hepáticos, como a icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos. Além disso, pode haver interferências medicamentosas em pacientes que utilizam fármacos para tireoide ou usam contraceptivos hormonais.

Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura em excesso acaba sendo eliminada pelas fezes.

O orlistate melhora os fatores de risco associados ao excesso de peso, como hipercolesterolemia, intolerância à glicose, diabetes do tipo 2, hiperinsulinemia, hipertensão arterial, e também promove a redução da gordura visceral.

Pode tomar por tempo indeterminado, só é importante fazer dosagem de algumas vitaminas lipossoluveis (que são absorvidas na dependência de gordura) quando a medicação é tomada por muito tempo para saber se não está com deficiência.

Mas, apesar de o Orlistate ser um fármaco eficaz em casos de obesidade e sobrepeso, não deve ser consumido sem a recomendação médica. Orlistate também é indicado para a melhora de fatores de risco como colesterol alto, diabetes do tipo 2 e hipertensão arterial e, além de emagrecer, auxilia na manutenção do peso ideal.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Alguns antidiabéticos estão sendo estudados para serem usados como tratamento da gordura no fígado. A Pioglitazona é o que vem apresentando melhores resultados até então. Outro medicamento que vem apresentando resultados positivos é a Liraglutida.

Com essa ação, parte das gorduras ingeridas na alimentação, incluindo as gorduras saturadas e não saturadas, são eliminadas nas fezes. Importante ressaltar que o orlistat emagrecedor não elimina gorduras que já foram armazenadas no organismo, somente as absorvidas durante o tratamento.

Chá preto
O chá preto tem inúmeras propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar a gordura dos alimentos pelas fezes, contribuindo diretamente para a perda de peso. Além disso, o chá preto também é diurético, diminuindo a retenção de líquidos no corpo e ajudando a secar a barriga.

Orlistat emagrece em quanto tempo? O período varia de paciente para paciente. No entanto, o indivíduo perde, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

Orlistate deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. No máximo 30% dessas calorias devem ser provenientes de gorduras. Você deve distribuir bem sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas entre as três refeições principais.

Gostaria de saber se depois que eu parar de tomar orlistate, eu irei engordar? Não há relato de efeito rebote com a suspensão do uso do Orlistate. Mas você terá um aumento na absorção da gordura dos alimentos que o Orlistate estava bloqueando.

Estudos e relatos apontam que o uso do orlistat causa "vazamento de fezes", causando manchas em roupas íntimas e constrangimento aos pacientes. Além de gases, dores abdominal, e fezes com consistência de óleo — e má absorção de diversas vitaminas.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.