O que o orgulho destrói?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.

O orgulho, em um conceito geral, é negativo quando alcança o exagero. Nesse momento o orgulhoso teria uma satisfação incondicional sobre si e superestimaria seu próprio valor. Com isso, se veria como melhor e superior aos outros e inferiorizaria os demais.

Como o orgulho pode atrapalhar
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.

Como podemos vencer esse sentimento? "Ser humilde e assumir nossos erros fará com que aprendamos com a experiência e a lidar melhor com o orgulho. Além disso, ao contrário do que a sociedade nos apresenta, não devemos nos menosprezar por errar em algum momento.

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Por trás do orgulho há problemas muito profundos
Isso, inevitavelmente, irá tornar-se crônico. As pessoas orgulhosas podem, por muitos anos, ignorar um problema que camuflaram debaixo de uma atitude orgulhosa. Isso faz com que piore, mesmo que seja ocultamente, aumentando a sensação de que não é feliz.

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.

Pessoas orgulhosas consideram sabiamente a opinião dos outros. Já as pessoas arrogantes não aturam críticas. Se uma pessoa orgulhosa descobre que está errada, ela não vai ter problemas em confessar o seu erro e tentar consertar. Mas uma pessoa arrogante vai fazer de tudo para provar que está certa.

A maneira mais eficiente de fazer isso e, consequentemente, controlar o orgulho doentio é trabalhando a honestidade. Esse costuma ser o pior pesadelo das pessoas orgulhosas, que gostam de mentir ou ignorar os seus problemas, mas é também o remédio para o excesso desse sentimento.

Recompensa social
"A intensidade do sentimento [de orgulho] é uma medida de quanto o mundo social vai te valorizar se você fizer aquilo", diz Cosmides. "Esses sentimentos são sinais para seus mecanismos de tomada de decisão. Eles avaliam quais serão os benefícios sociais."

Frases para pessoas orgulhosas cheias de indiretas certeiras. Pessoas orgulhosas acham que sabem tudo e nunca estão dispostas a ouvir um conselho. Tenho muito orgulho de onde eu vim e de tudo o que fiz para chegar aqui! A humildade é a única coisa que pode curar esse seu coração orgulhoso!

Orgulho é um sentimento gerado pelo reconhecimento do valor de uma pessoa ou de algo, em geral, relativa a si próprio ou a alguma conquista pessoal. A palavra é repleta de sentido e pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa.

De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Neste sentido, quem sente a honra pela ação pode dizer àquele que fez: "estou orgulhoso de você", ou "estou orgulhoso por você". Sentir-se orgulhoso é estar satisfeito, ou até admirado, e sentir-se contemplado positivamente com a ação do outro, mesmo que não seja um benefício direto àquela pessoa.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

O ideal é que você seja verdadeira, honesta e não force a barra tentando ser alguém extremamente sedutora, quando na verdade pode estar sendo vulgar. Também é importante deixar ele sentir a sua falta. Então fique sem dar notícias por alguns dias, deixe ele te procurar também.

Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor. 2. Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

O orgulho em excesso nos leva a ver como superiores, por isso, a humildade é um ótimo antídoto para equilibrar essa visão. Nesse sentido, comece a reconhecer os méritos das outras pessoas, elogie, comemore, peça sugestões, mas, claro, sempre de forma genuína.