O que o organismo perde ao desidratar?

Perguntado por: rpaiva4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

desidratação isotônica: quando o corpo perde a mesma quantidade de água e eletrólitos, podendo acontecer em quadros de diarreia e vômitos. desidratação hipotônica: quando o corpo perde mais eletrólitos que água. Normalmente é causada por sudorese excessiva ou diarreia intensa.

Qualquer forma de desidratação é séria e pode levar à morte se não tratada corretamente. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas. Inicialmente, a desidratação provoca dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade.

A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas, não for reposta adequadamente.

"A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia. Isso equivale a 300ml aproximadamente a cada intervalo de tempo", detalha a nutricionista Tatiana Seabra.

Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é consumir frutas e legumes que contenham água na composição. “Nenhum alimento substituiu o benefício que a água pura traz para o corpo, mas esses alimentos complementam a hidratação, sendo fontes de água, vitaminas e minerais.

Esta diurese excessiva e reativa tende a causar mais sede e, se for combatida com a ingestão de mais água pura, levará a mais diurese. Assim, a pessoa, embora tenha tomado muita água, estará mais desidratada.

Se a escolha para hidratar for entre refrigerante e água, prefira sempre água. Afinal, os nossos rins e fígado dependem de água para se livrarem de toxinas nos nossos corpos, e a água também desempenha um papel fundamental na manutenção da elasticidade e flexibilidade da pele.

Cansaço, mau humor e indisposição
A falta de água no organismo também causa fadiga. Sentir cansaços repentinos, mudanças de humor constantes, ficar indisposto frequentemente, assim como ter dificuldade de concentração e diminuição na produtividade podem ser sinais que seu corpo está dando para você beber mais água.

A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.

O problema acomete mais crianças e idosos, porém muitos adultos também sofrem com a desidratação. São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica.

Desidratação hipotônica: Ocorre quando mais sais são perdidos do que água. Esse tipo de desidratação, que é o mais grave, é comum quando há transpiração elevada, desnutrição e quando a reposição de líquidos é feita apenas com água.

São sinais mais comuns da desidratação leve e moderada, a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

As reações orgânicas de desidratação são processos químicos em que uma molécula de água é formada (e eliminada) a partir de uma única molécula orgânica ou a partir da interação de duas moléculas orgânicas iguais ou diferentes. Esse tipo de reação ocorre apenas em alguns compostos oxigenados, a saber: Não pare agora...

Por exemplo, o leite é mais hidratante do que a água pura pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido no estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

Suco de laranja

Suco de laranja hidrata mais que a água, segundo estudo.

Gatorade contém hidratos e combustíveis melhores do que água. Ele vai repor perdas de minerais no suor durante o exercício.