O que o oráculo diz a Neo?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 20 votos

Oráculo diz que Neo já tinha feito sua escolha, só precisava entendê-la. Vimos que isto não chega a acontecer em Reloaded, mas em Revolutions. O Escolhido, como dito, faz parte dos dois mundos, e seu propósito sempre foi o de retornar à Fonte. É de lá que vem seu poder, e é lá onde seu caminho começa e termina.

Quando a natureza da Matrix é revelada a Neo, ele se torna parte da resistência humana e revela-se O Escolhido. A trilogia do filme Matrix explora suas aptidões como tal, para manipular à sua vontade a realidade simulada pelo computador, e sua missão messiânica como o salvador da humanidade.

Neo foi resgatado da Matrix pela tripulação da Nebuchadnezzar com a missão de guiar a humanidade na guerra entre o ser humano e as máquinas.

Morpheus

O nome Morpheus por sua vez é uma referência ao Deus do sonho na mitologia grega, que tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas. Morpheus no filme é quem faz Neo despertar de Matrix, contando toda verdade sobre o mundo real.

Morpheus, no entanto, testemunha sua amada beijando o sol de seu planeta, e parte para confrontar Desejo. Os dois têm uma breve discussão e, a partir daí, se tornam rivais.

Agente Smith

Agente Smith (Hugo Weaving)
Agente Smith representa a autoridade na Matrix: a sua responsabilidade é manter a ordem e neutralizar a ação da resistência.

Qual a mensagem que o filme Matrix quer passar
E talvez seja essa a principal mensagem do filme Matrix: deixar para trás os conceitos que o mundo tenta fazer com que assimilemos com verdade desde que nascemos é uma tarefa que cada um deve fazer por si mesmo.

O Escolhido, também conhecido como o Programa Prime, é uma característica sistêmica da Matrix, na qual um código especial é carregado por um ser humano selecionado aleatoriamente, esse código lhe dará vastas habilidades sobre-humanas ao seu avatar dentro da Matrix, além de alguns poderes extraordinários no mundo real.

Segundo o Arquiteto, criador da Matrix, o Escolhido (The One), no caso o próprio Neo, é um dos humanos que recebe aleatoriamente a Anomalia Integral, a soma de todas as anomalias, que é justamente o que possibilita ao personagem ter poderes sobre-humanos dentro da Matrix.

Neo (Keanu Reeves)
Através de suas ações, ele inaugura um tempo em que a humanidade tem, finalmente, a possibilidade de vencer as máquinas. Por outro, trata-se de um anagrama para "One" ou "The One": uma forma de designar alguém que foi escolhido, um salvador.

Revolutions mostrara que Neo tinha realmente poderes fora da Matrix, no entanto eram poderem relacionados apenas com Máquinas; Ele não poderia voar, manipular sua velocidade ou a realidade da maneira como ele faz dentro da Matrix.

Espiritualidade descomplicada para ser utilizada constantemente para acalmar a turbulência do mundo exterior que ameaça nos tirar do prumo. Vida espiritual na matrix é uma poderosa coleção de insights, dicas e reflexões para quem está em busca de uma existência mais significativa, presente e abundante.

Os humanos são uma raça senciente que durante os anos de 2139 e 2699 bravamente lutou contra as Máquinas por sua liberdade.

Muitos devem conhecer o filme Matrix, mas o que nem todos sabem é que ele contém referências filosóficas riquíssimas. As ideias apresentadas na superprodução cinematográfica apresentam relação com a filosofia idealista platônica, fazendo claras referências à alegoria da caverna, de Platão.

A expressão “falha na Matrix” ficou popularmente conhecida entre o público desde o lançamento de Matrix, em 1999. Na mitologia criada pelas Irmãs Wachowski, o termo é diretamente ligado à aparição do gato preto pois ele indica que os Agentes estão mudando o código-fonte da simulação para atingir determinado objetivo.

"O deserto do real"
Na obra, Baudrillard reflete sobre um "deserto do real", um mundo onde a verdadeira realidade foi substituída pelas ilusões do capitalismo. O filme concretizou esse conceito no líder rebelde Morpheus, quando ele usa a frase para apresentar a Neo as ruínas do mundo exterior.