O que o ômega 3 faz no cérebro?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Um estudo da Universidade do Texas, publicado na revista Reurology, concluiu que o Ômega-3 desempenha um papel importante na manutenção da saúde cerebral¹, sendo um aliado da função cognitiva de pessoas entre 40 e 50 anos, além de melhorar a estrutura cerebral, essencial para a saúde da nossa mente.

De forma geral, são necessários aproximadamente 120 dias de consumo de ômega 3 para que o corpo atinja os níveis ideais e você sinta os efeitos do nutriente no organismo.

A principal encontrada no cérebro é o ácido docosaexaenoico (DHA). Esse tipo de ômega 3 é encontrado em alimentos de origem animal, normalmente junto ao ácido eicosapentaenoico (EPA). Quando o foco é consumir ômega 3 para memória, procure boas fontes de DHA.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Junto com as principais refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, é o melhor horário para tomar ômega 3. Isso porque, como explicado, o ácido graxo é melhor absorvido na presença de gorduras.

Os benefícios do ômega 3 estão diretamente relacionados à qualidade de vida. Entre eles está sua ação na melhora da qualidade do sono. O ômega 3 não dá sono, ou seja, não pode ser utilizado perto da hora de dormir para induzir o sono.

Estudos mostraram ainda que uma dieta enriquecida com ômega-3 pode ser capaz de inibir a neuroinflamação, retardar o estresse oxidativo e apoptose celular. Além disso, o consumo de ômega 3 pode reduzir a interação dos neurônios com outras substâncias como o cortisol, hormônio do estresse.

ÔMEGA 3 DHA
O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é um tipo essencial de ômega-3 que nosso organismo não produz, tornando-se necessário adquiri-lo por meio da alimentação ou suplementação. Esse ácido graxo vital concentra-se especialmente nos olhos e tecidos cerebrais.

Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs), como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), são nutrientes essenciais que têm potenciais efeitos preventivos e terapêuticos em transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão.

Tomar 1 cápsula três vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições, ou conforme recomendação médica. Cada porção individual (uma cápsula) fornece 1.000mg de óleo de peixe. Três cápsulas contém 540mg EPA e 360mg DHA.

Embora cheio de benefícios, o ômega 3 precisa ser consumido com cuidado e orientação profissional. Pessoas com problemas de coagulação, portadores de hemofilia, próteses cardíacas, gestantes e lactantes e pacientes de tratamento oncológico não devem tomar o suplemento sem indicação médica.

O ômega-3 serve para auxiliar a cognição e os processos mentais; para as funções cardiovasculares ao auxiliar o controle do colesterol; é indicado como anti-inflamatório; contribui para a perda de peso; é recomendado para melhorar as articulações; fortalecer os músculos; para a saúde dos olhos e muitos outros ...

Aprender novas tarefas é a melhor maneira de melhorar a memória e treinar o cérebro. Por isso, invista em aulas de dança, novos instrumentos musicais, prática de novos idiomas e jogos como Sudoku, que contribuam para melhorar a capacidade da memória.

Anote aí: sardinha, salmão, linhaça, chia… Fontes de EPA, DHA e ALA, siglas que fazem referência ao ômega-3, esses alimentos despontam em pesquisas por sua atuação contra a tensão mental.

Lista com os melhores Ômega 3 de 2023

  • Vitafor. ÔmegaFor Plus.
  • Nutrends. Ômega 3 TG.
  • Essential Nutrition. Super Ômega 3 TG.
  • Nutrify. Ômega 3 TG.
  • Catarinense Pharma. Ômega 3.

Como tomar ômega 3
Normalmente se toma 1 g ao dia antes de dormir, pois algumas pessoas com tendência à má digestão podem experienciar regurgitação com gosto de peixe. O uso normalmente pode ser contínuo e sem contra indicações. Porém, se sugere uma pausa de 15 dias antes de procedimentos cirúrgicos.

Ainda no quesito melhor ômega 3 para investir e também com um ótimo custo-benefício temos o Omegafor Plus, da marca Vitafor. Ele também é feito à base de óleo de peixe e dispõe de uma alta concentração de seus derivados. Em relação aos ácidos graxos, as concentrações de cada cápsula são: 990mg de EPA e 660mg de DHA.