O que o oficial de justiça pode fazer?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Ele é responsável por entregar os seguintes mandados: intimações, notificações, penhoras, arrestos, seqüestros, prisões, conduções coercitivas, buscas e apreensões de bens e pessoas, reintegração de posse de bens móveis e imóveis, nunciações de obra nova, emissões de posse, manutenções de posse, separações de corpos, ...

A presença de um oficial de justiça à porta de sua casa pode assustá-lo, mas essa visita é, na verdade, uma garantia constitucional, prevista no art. 5, inciso LV, da Constituição Federal, para que acusados possam exercer seu direito à ampla defesa e ao contraditório.

No Código de Processo Civil, o oficial de justiça, considerado auxiliar do juízo, segundo se lê no artigo 143, cuida de cumprir os mandados diversos. Além da atribuição mencionada, impõe-lhe o dever de executar as ordens do juiz e cooperar com o magistrado para a manutenção da ordem nas audiências.

Ex.: Vossa Excelência, Sr.

Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

No Brasil, ele é chamado de falso testemunho, como consta no artigo 342 do Código Penal, que diz ser ilegal “fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade” em inquéritos policiais ou processos judiciais. A lei prevê prisão de um a três anos, além de multa para o infrator.

Conforme o artigo 172 do Código de Processo Civil, os mandados judiciais decorrentes de processos cíveis podem ser cumpridos no período que vai das 6 horas da manhã até as 8 horas da noite, de segunda a sábado.

Resumidamente, não se deve impedir a entrada de oficial de justiça no condomínio. Lembramos ainda que deste a alteração do Código de Processo Civil, é possível que o porteiro/zelador receba a citação do condômino. O carteiro irá coletar a assinatura do recebedor e este protocolo será anexado ao processo.

acesse o site: www.tj.pr.gov.br procure consulta - processo - por nome da parte - réu- ou passiva - e assim poderá saber se existe algum processo correndo contra sua pessoa.

20 dias

Qual o prazo para oficial de justiça entregar uma intimação? Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o prazo padrão é de 20 dias, contados a partir da distribuição do processo.

"O oficial de justiça trabalha cumprindo ordens judiciais. Ele cumpre ordens de intimação, notificações, despejos, busca e apreensão, penhora, avaliação de imóveis, entre outras. Ele também tem a tarefa de auxiliar o juiz durante os julgamentos". Para ele a rotina de oficial é muito tranquila.

A intimação é entregue por meio dos oficiais de justiça. Há uma crença de que, se a pessoa não aceitar receber o documento de intimação, ou não assinar o recibo de ciência, ela não poderia sofre qualquer penalidade. Todavia, os oficiais de justiça têm “fé pública”.

Ele é responsável pelos atos de comunicação, avaliação e verificação de leilões e praças, penhoras, arrestos e mais diligências próprias do seu ofício. Segundo o artigo 143 do Código de Processo Civil Processual, o Oficial de Justiça faz pessoalmente as citações de comunicação, como prisão.

Para consultar a intimação, o contribuinte deve acessar o serviço Consulta Intimação, disponível em Restituição e Compensação, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).