O que o nome de Deus Jeová significa?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Jeová é assim o termo português, a partir do Tetragrama, para designar. O termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia".

De acordo com esses versículos, que nomes o Deus do Velho Testamento usava para identificar-Se? (Saliente que a Tradução de Joseph Smith de Êxodo 6:3 diz: “Eu sou o Senhor Deus Todo-Poderoso, o Senhor JEOVÁ.

Escolheram o nome de Testemunhas de Jeová porque, segundo a bíblia, Jeová é o nome de Deus. E testemunhas porque se consideram os "cristãos que declaram a verdade sobre Jeová, o Criador de todas as coisas".

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

As Testemunhas de Jeová surgiram no final do século 19, por volta de 1870, na Pensilvânia, nos EUA, e têm sede mundial em Warwick (próximo à Nova York). O movimento religioso cristão prega a não-violência e propaga a palavra de Deus de casa em casa.

Javé

Javé e Jeová
Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

Jeová é o Deus verdadeiro da Bíblia, o Criador de todas as coisas. (Apocalipse 4:11) Ele era o Deus dos profetas Abraão e Moisés, e também de Jesus. (Gênesis 24:27; Êxodo 15:1, 2; João 20:17) Jeová não é o Deus apenas de um grupo de pessoas, mas é o Deus de “toda a terra”.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.

Yeshua

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

Sobre o consumo de álcool, há uma vertente que veta a ingestão e outra que condene apenas os excessos. No Espiritismo, são as pessoas com dom de mediunidade (capaz de falar com espíritos) que não devem consumir carne vermelha nem álcool.

Apesar de ser baseada em princípios cristãos, o grupo acredita que as igrejas cristãs tradicionais se afastaram dos ensinamentos bíblicos e não estão em harmonia com Deus.

Decisão: Testemunha de Jeová não pode receber transfusão de sangue forçada. Um dos preceitos seguidos pelos Testemunhas de Jeová em sua religião é o de que introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de Deus, pois, segundo eles, o procedimento contraria o que está previsto nas passagens bíblicas.

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a ingestão de sangue e que os cristãos não devem aceitar transfusões de sangue ou doar ou armazenar seu próprio sangue para transfusão. A crença é baseada em uma interpretação da escritura que difere da de outras denominações cristãs.

A bíblia das Testemunhas de Jeová possui uma versão particular chamada de “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas”. Essa versão das Sagradas Escrituras nunca deve ser usada por um católico.