O que o nômade fazer?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Conhecer novos lugares, falar com pessoas diferentes, fazer novos amigos, ver novas paisagens, são todas maneiras de desenvolver sua criatividade. Os nômades digitais mantém um contato mais próximo e observador com o mundo ao seu redor, e isso muda a maneira como eles enxergam tudo.

A vida de nômade não é férias!
Longe de ser um período de férias, os nômades existem muito antes desse modo de vida se tornar uma febre entre os apaixonados por viagens. Desde a pré-história, os povos intitulados de nômades migram de uma terra para a outra em busca de alimentos, água e o melhor local para habitar.

Denre elas, nômade se caracteriza por significar um deslocamento contínuo, sem parada fixa. Um caso típico são os “povos” nômades, que não se fixam definitivamente e deslocam-se com frequência. As cidades geralmente são definidas pela concentração da população, que se aglomera e se fixa em um lugar.

A maioria dos nômades digitais trabalha menos de 9 horas por dia, das quais a maioria passa em média entre 6 e 7 horas por dia de trabalho. No entanto, há também aqueles que gastam menos de uma hora ganhando dinheiro.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Atualmente existem povos nômades como: os ciganos na Europa, os beduínos no Oriente Médio e os aborígenes na Austrália.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios, o homem então era chamado de nômade.

Ansiedade e inquietude. A vida nômade pode ser um pouco estressante pelo fato de não termos casa e estarmos sempre viajando. Fico um pouco inquieta e ansiosa quando não tenho uma viagem em vista.

1 Diz-se de ou indivíduo sem habitação fixa, em geral pertencente a tribos ou grupos errantes que, na busca por alimentos e melhores pastagens, chegam a desrespeitar limites territoriais e fronteiras nacionais: Ela estuda os costumes dos povos nômades do deserto. Os nômades viviam pelo deserto.

Na Pré-História, os nômades eram do tipo caçadores-coletores, isto é, viviam da pesca, caça e coleta de alimentos que encontravam livremente na natureza. Sua migração se dava por uma busca de novas e melhores condições para sobreviverem.

Tipos de nômades
O nomadismo, aliás, é dividido em três grupos: caçadores-coletores, pastores e mercadores-artesãos.

O nomadismo é a prática dos povos nômades ou nómadas, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.

De maneira geral, e um uma estimativa ampla, a maioria dos nômades digitais começa ganhando em torno de 5 a 7 mil reais.

Nômades digitais são profissionais que usam a tecnologia para trabalhar remotamente e, assim, conseguem viver em qualquer lugar do mundo. Eles geralmente são freelancers, empresários ou funcionários de empresas que oferecem trabalho remoto.

Tirando os países onde a moeda é o euro ou dólar, uma pessoa consegue viver bem, de forma confortável, entre R$ 4 mil e R$ 5 mil”, diz escritor Matheus de Souza.

Povos nômades
Muito tempo atrás, antes do uso frequente da agricultura e do desenvolvimento comum de cidades, muitos povos eram nômades. Depois que os animais para caça da região diminuíam e os frutos e vegetais acabavam, os nômades se deslocavam para outra região em busca de alimentos para si ou para seus animais.

Nômade digital é aquele profissional que precisa somente de uma conexão com a internet para desenvolver o seu trabalho: recebe as demandas online, e as entrega da mesma forma.

Os nômades e a descoberta do abrigo e da proteção. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.