O que o nervo vago inerva?

Perguntado por: oxavier3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O nervo vago controla funções involuntárias do corpo e, uma vez que contém tanto fibras sensoriais como motoras, é responsável por sensações e por movimentos e gere funções corporais como: Ritmo cardíaco e pressão arterial. Respiração. Sistema imunitário.

Ramo respiratório, ramo faríngeo e ramo muscular.

Assim, o que estimula o nervo vago é, na verdade, aquilo que o tonifica e fortalece, da mesma forma que o exercício tonifica e fortalece os músculos. Um nervo vago mais saudável é mais receptivo, o que ajuda na recuperação do estresse mais rapidamente.

E essa regulação acontece graças ao nervo vago. "Atividades como cantar ou recitar uma música fazem a garganta vibrar e levam a uma respiração mais profunda, que estimula esse nervo", acrescenta Wilson, que também cita a ioga como uma opção de atividade que mexe com essa e outras estruturas do sistema nervoso.

A rede de nervos que irriga o coração recebe contribuições dos nervos vago direito e esquerdo, além de contribuições do tronco simpático. Estes são responsáveis por influenciar a frequência cardíaca, o débito cardíaco e as forças de contração do coração.

Os primeiros sinais são: fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações. Ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso também são determinantes para desencadear o problema.

Estudos experimentais indicam que uma região do tronco cerebral é a responsável pela estimulação do nervo vago durante um episódio de síncope neurocardiogênica.

A estimulação vagal consiste na implantação de um dispositivo gerador de pulsos elétricos que estimula as fibras desse nervo sob o tórax, no qual um fio é enrolado ao redor do nervo vago esquerdo na região do pescoço, de modo que impulsos nervosos sejam disparados e transmitidos ao cérebro.

Tem como função realizar a inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais. Inerva também os músculos da laringe (nervo laríngeo recorrente – ramo do vago) e faringe.

O exame semiológico realizado para avaliar o nervo vago é solicitando ao paciente que abra a boca e diga “a”, observando a simetria na elevação do palato. Além disso, assim como no nervo glossofaríngeo, pode ser avaliado o reflexo do vômito.

Esse nervo nasce no tronco cerebral, uma região que está localizada mais ou menos atrás das orelhas. A partir dali, desce por cada lado do pescoço, atravessa o tórax e chega até o abdômen.

Reação vagal, reflexo vagal ou síncope vasovagal é uma resposta relacionada à ativação inapropriada do nervo vago. Esse reflexo vagal acaba, muitas vezes, ocasionando episódios de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, mas sim, um sintoma.

A divisão intermediária das células do núcleo motor dorsal do vago é responsável pela resposta vagal do pâncreas e do trato gastrointestinal. Como esses neurônios são pré-ganglionares, o neurotransmissor prevalente é a acetilcolina.

O teste de inclinação (TI) é muito utilizado para a investigação de síncopes e pré-síncopes, pois possibilita o diagnóstico de diferentes tipos de disautonomias. A principal causa de síncope é a Síndrome Vasovagal, cujo diagnóstico é o mais frequente entre as indicações de TI.