O que o nervo tibial faz?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O nervo tibial é um dos nervos formados a partir do nervo ciático, sua origem inicia-se na região posterior da coxa, próxima ao joelho, e segue em direção à parte de dentro do tornozelo emitindo ramos para os músculos da panturrilha e depois para os músculos e sensibilidade da planta do pé.

Função. O músculo tibial posterior gera movimentos em duas articulações diferentes, descritas a seguir: Flexão plantar do pé na articulação talocrural (tornozelo) Inversão do pé na articulação subtalar.

O nervo tibial, no tornozelo, situa-se em um compartimento sob o retináculo dos flexores, conhecido como túnel do tarso(1-2). Este túnel osteofibroso, posterior ao maléolo medial, tem seu assoalho formado pela face medial do tálus e do calcâneo e teto, representado pelo retináculo dos flexores(1-4).

Na estimulação do nervo tibial, o cirurgião coloca uma agulha que transmite corrente eléctrica próximo do tornozelo. A agulha atravessa a pele e estimula o nervo tibial, que percorre a perna, desde a região interna do tornozelo até aos nervos sagrados (Fig.

Tibial sentado – Sentado, deixe seu pé alinhado com o seu joelho. Com os calcanhares no chão suba a ponta do pé bem rápido. Esse exercícios você faz por tempo, entre 20 -40 segundos. Tibial em pé – O movimento é o mesmo que o tibial sentado, ele não fica tão rápido nem sua amplitude é tão grande.

O nervo tibial dá inervação motora aos músculos da porção posterior da perna e do pé. Esses músculos incluem o gastrocnêmio, sóleo, plantar, poplíteo, flexor longo do hálux, flexor longo dos dedos, e tibial posterior.

O músculo tibial anterior é o principal motor responsável pelo movimento de flexão dorsal (pé para cima), além de também realizar a inversão do pé.

As dores na tíbia são causadas por edema ou inflamação dos músculos, tendões e da fina camada de tecido que cobre a tíbia. A causa mais comum é a sobrecarga devida a atividades ou treino em demasia, e a consequente falta de tempo ocioso suficiente para que os tecidos se possam curar e recuperar.

Aplicar compressas ou bolsas de gelo sobre a área mais dolorosa do tendão tibial posterior por 20 minutos, 3 ou 4 vezes pode ajudar no controle da dor e edema. Ao realizar tais compressas, não aplicar gelo diretamente na pele. Drogas como analgésicos e antiinflamatórios ajudam a reduzir a dor e a inflamação.

Doença do NERVO TIBIAL (também referida como o nervo tibial posterior). A afecção mais comumente associada é a SÍNDROME DO TÚNEL TARSAL. Entretanto, LESÕES DAS PERNAS, ISQUEMIA e afecções inflamatórias (ex., DOENÇAS DE COLÁGENO) podem também afetar o nervo.

Tendão tibial posterior
É um tendão localizado na região medial (interna) do tornozelo. Tem a função de inverter (supinar) o pé e também tem um papel importante como estabilizador do arco plantar do pé.

A síndrome do pé caído é caracterizada pela disfunção dos músculos dorsiflexores do pé. Essa musculatura age durante o caminhar impedindo que a parte anterior do pé, também conhecida como antepé toque no chão antes do calcanhar, resultando na marcha escavante ou marcha do pé caído.

O tibial anterior é um dos músculos da perna, de formato fusiforme e encontrado em seu compartimento anterior. Localizado superficialmente na perna, este músculo é facilmente palpável lateral à borda anterior da tíbia.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Isso se deve ao fato de que o tibial anterior, não apenas auxilia na absorção do impacto, como melhora consideravelmente a mecânica da corrida. Por isso, ele deve ser fortalecido sim, principalmente nos treinos de força. Além disso, há formas de fortalecimento específico, como o treino em ladeira.