O que o nefrologista faz na primeira consulta?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

O nefrologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições.

Quando procurar um Nefrologista?

  • Dor ao urinar, além de algumas alterações como cor, cheiro, volume, presença de espuma ou sangue.
  • Dor permanente na lombar.
  • Inchaço nas mãos, pés ou olhos.
  • Pressão arterial elevada.
  • Palidez ou anemia.

Exames para a detecção de doenças renais

  • Dosagem de ureia;
  • Dosagem de creatinina;
  • Exame de urina (EAS) ou urina simples;
  • Perda de proteína na urina;
  • Exames de imagem renal (USG e tomografia).

O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.

A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.

Para saber se os seus problemas estão relacionados à nefrologia, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Dor nas costas (região da lombar)
  • Dor ao urinar.
  • Cólicas.
  • Alterações na urina, como na cor, no cheiro, no volume e com presença de sangue ou espuma.

É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

O urologista é o médico que passou pela residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia, ou seja, ele tornou-se um cirurgião urológico. Dessa forma, ele irá examinar as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico. Já o nefrologista é um especialista clínico.

Agende Nefrologista Particular - De R$ 400,00 por R$ 229,00 - 99 MAIS SAUDE.

Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.

Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.