O que o naturalismo valoriza?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é. Aproveite e faça os Exercícios sobre Naturalismo e Realismo!

Um dos tópicos mais relevantes de citar sobre o naturalismo é a visão de que o ser humano era como uma máquina influenciada pelo meio social e físico. O homem não teria livre arbítrio, tudo já estava determinado pelo contexto em que ele estava inserido.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.

Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.

O naturalismo pode ser considerado uma ramificação radical do realismo — que visa retratar a realidade assim como ela é — e se baseia na filosofia de que somente as leis da natureza são válidas para explicar o mundo. Com o tempo, o movimento também se manifestou em países europeus, no Brasil e nos Estados Unidos.

Como regra geral, as pessoas com alta inteligência naturalista têm as seguintes características: Expressam desejos de entender como as coisas funcionam. Preocupam-se com o meio ambiente e gostam de estar em contato com a natureza. São bons ao identificar a fauna e a flora.

O naturalismo, estilo de origem europeia, foi introduzido no Brasil a partir da publicação do romance O mulato, de Aluísio Azevedo, em 1881. O naturalismo brasileiro, portanto, recebeu as influências do movimento que nasceu na Europa; assim, estava centrado em uma visão cientificista da realidade.

Uma pessoa naturalista se preocupa não só com o que come, mas também com a jornada que a comida fez até o prato, a forma de preparo e as consequencias daquele consumo para o corpo e para o mundo de forma geral.

O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.

Alternativa correta: a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e idéias sobre a sociedade e o homem. Apoiado nos ideais do evolucionismo, cientificismo e positivismo, o naturalismo no Brasil retrata de forma objetiva a sociedade da época.

O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.

O Naturalismo é um estilo de época surgido na segunda metade do século XIX, na Europa. Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações.

O naturalismo no Brasil foi inaugurado em 1881, com a publicação da obra O mulato, de Aluísio Azevedo. A principal característica desse estilo de época é o determinismo, ou seja, o destino dos personagens é determinado pela raça, meio em que vivem e época em que estão inseridos.