O que o Mussolini fez de ruim?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Benito Mussolini, Itália Responsável por mais de 440 mil mortes. Mussolini foi ditador durante o regime fascista que vigorou no país entre 1922 e 1943.

O termo fascismo tem origem na expressão do movimento criado por Benito Mussolini chamado de Fasci Italiani di Combattimento. O termo “fasci” é uma menção a um símbolo do Império Romano — um feixe de hastes de madeira com um machado no centro.

Mussolini vê a guerra como um modo de vida,ele acha que vive pela guerra,pois não faz guerra com seu propio estado....

Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".

Ninguém se manifestou. Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos industriais, do Exército e da Marinha, Mussolini promoveu uma ampla perseguição política, impondo o PNF como partido único, e iniciando a ditadura fascista, em que ele era o Duce (o guia) da nova fase política italiana.

Fascio

“Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe.

No dia 28 de abril de 1945, as tropas alemãs capitularam na Itália. Ao tentar fugir para a Suíça, o líder fascista Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci foram presos e executados. A história de Benito Mussolini (1883-1945) confunde-se com a do movimento fascista italiano.

Um dos personagens centrais da ascensão do fascismo na Europa, o ex-todo-poderoso Benito Mussolini morreu fuzilado pelos próprios italianos no dia 28 de abril de 1945.

Richard Bosworth, biógrafo de Mussolini, estima que pelo menos 1 milhão de pessoas morreram por causa das políticas do ditador. Foram "líbios, etíopes, habitantes da ex-Iugoslávia e, depois de 1943 [ano em que o regime terminou], milhares de judeus italianos".

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

O líder italiano Benito Mussolini morreu no dia 28 de abril de 1945 quando tentava fugir de Itália. Foi executado por resistentes anti-fascistas no norte do país e o seu corpo e o da amante, Claretta Petacci, exibidos em público.

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

Até então, a Itália estava sob o regime ditatorial e fascista de Benito Mussolini, que se alinhava aos interesses de Hitler. Após a derrota alemã em Stalingrado, Mussolini foi derrubado – a Itália então declarou guerra à ex-aliada Alemanha e se uniu à oposição.

Os camisas-negras foram organizados por Benito Mussolini como uma violenta ferramenta militar do seu movimento político. Os fundadores foram intelectuais nacionalistas, ex-oficiais militares, membros especiais dos Arditi e jovens latifundiários que se opunham aos sindicatos de trabalhadores e camponeses do meio rural.

A queda do fascismo se deu como um desdobramento da Segunda Guerra Mundial. Em 1943, tropas aliadas invadiram o sul da Itália e foram avançando aos poucos no território do país. Em julho de 1943, Mussolini foi demitido da função de primeiro-ministro pelo rei e preso em seguida.

Esse lema vem do pensamento de Giuseppe Mazzini, um dos pais da unificação italiana. Em sua concepção, assume um significado de emancipação. Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus.

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.

A ascensão do nazismo de Adolf Hitler na Alemanha e do fascismo de Benito Mussolini na Itália durante os anos 1920, 1930 e 1940 só foi possível com a colaboração e o suporte financeiro de grandes corporações ainda hoje poderosas: BMW, Fiat, IG Farben (Bayer), Volkswagen, Siemens, IBM, Chase Bank, Allianz...

Fascismo é um regime autoritário criado na Itália. Trata-se de um movimento político totalitário, que atua contra as liberdades individuais em nome do bem da nação. A palavra fascismo deriva do italiano fascio, que significa "feixe" e remete para uma "aliança" ou "federação".

O fascismo se caracteriza por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, autoritário, antiliberal e antisocialista, anticomunista e nacionalista. Algumas características gerais: Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida pública e privada da população.

Continuar lendo Quem fuzilou Mussolini?