O que o movimento surrealista representava?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

Surrealismo: conheça as principais características
Criação de cenas irreais; Pensamento livre; Valorização do inconsciente; Criação de realidade “paralela”.

Fortemente influenciado pela Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.

O Surrealismo exerceu um papel de fundamental importância na cultura imprimindo sua marca no panorama intelectual e artístico, procurando valorizar os poderes da intuição e criação.

Esta vanguarda enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, estimulando a irracionalidade, a livre associação de ideias, a imaginação, o sonho, o absurdo, o irreal. Tudo isso em detrimento do lógico, racional e ordenado.

O Surrealismo propunha a valorização da loucura, da fantasia e da utilização da reação automática, ou seja, expressar-se de forma que a mente não tenha qualquer tipo de controle, tanto por meios abstratos como figuras simbólicas.

Princípios básicos do Surrealismo
No Manifesto do Surrealismo, foram apontados os princípios básicos do movimento surrealista: a ausência da lógica, o resgate das emoções, a exaltação da liberdade de criação, do impulso humano, a adoção de uma realidade superior, entre outros.

Podem-se destacar as seguintes características da pintura do Surrealismo:

  1. Imagens imprevisíveis.
  2. Automatismo.
  3. Espontaneidade.
  4. Figuras disformes e justapostas.
  5. Ilogicidade.
  6. O manifesto Surrealista foi publicado em 1924 por André Breton.
  • Salvador Dalí
  • René Magritte
  • Pablo Picasso
  • Frida Kahlo
  • André Breton
  • Max Ernst

Em imagens surrealistas, o que é retratado é sempre claramente reconhecível, mas falta-lhe toda a razão e parece completamente absurdo ou irreal, como em um sonho. O surrealismo surgiu em Paris por volta de 1920 e se desenvolveu como um movimento artístico na Europa até a década de 1930.

Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas. Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".

O Surrealismo surgiu a partir dos estudos da psicanálise por Sigmund Freud e devido às incertezas políticas da época. Esse clima fez com que fosse desenvolvido um tipo de arte que criticava a cultura europeia e, principalmente, a classe burguesa.

Os surrealistas acreditavam que a criatividade que nascia no subconsciente de um artista era mais autêntica e poderosa que a do consciente. E também estavam interessados em explorar a linguagem dos sonhos que acreditavam revelava sentimentos e desejos ocultos.

Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo o exemplo dadaísta de subversão na arte vigente. Os artistas surrealistas mais marcantes nas Artes Plásticas estão: Salvador Dalí, Max Ernst, René Magritte, André Masson e Joan Miró.

A persistência da memória

1. A persistência da memória, de Salvador Dali (1904-1989) Pintado em 1931, A persistência da memória é provavelmente a obra mais famosa do surrealismo.

Surrealismo no Brasil
Porém, alguns artistas modernistas brasileiros foram influenciados por essa estética. Assim, é possível apontar elementos surrealistas em obras de pintores como Ismael Nery (1900-1934), Cícero Dias (1907-2003) e Tarsila do Amaral (1886-1973), além do poeta Murilo Mendes (1901-1975).

A crítica cultural empreendida pelos surrealistas, baseada nas articulações arte/inconsciente e arte/política, deixa entrever sua ambição revolucionária e subversiva, amparada na psicanálise - contra a repressão dos instintos - e na idéia de revolução oriunda do marxismo (contra a dominação burguesa).

O intuito do manifesto é sensibilizar ou persuadir a opinião pública por meio da defesa argumentativa no texto. O propósito é atrair leitores para comungar das ideias e/ou críticas expostas.

Características do Surrealismo
Valorização da fantasia e do universo onírico. Fascínio de seus artistas pelo inconsciente e pela loucura. Simpatia dos seus integrantes pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud. Valorização de desejos e impulsos.

As expressões artísticas se manifestavam através de movimentos como o neoclassicismo, o romantismo, o realismo e o impressionismo, que revolucionaram a arte do século XX.