O que o mofo pode causar no organismo?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave. Nesse último caso, o diagnóstico e o tratamento são mais complicados.

Dormir em um quarto com mofo pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo alergias, problemas respiratórios e infecções.

De todos os tipos de fungos que podem surgir como resultado de problemas de humidade em casa, um dos mais prejudiciais à saúde humana é conhecido como mofo preto ou mofo preto tóxico.

1) Manchas nas paredes e no teto: além do exemplo dado no início do texto - as clássicas manchas de coloração preta, o mofo pode ter tons esverdeados, amarelados, marrons e até brancos. Se a sua parede ou o seu teto apresentarem alguma alteração visível, com aspecto manchado, é preciso investigar o que está havendo.

O tratamento para alergia a mofo pode ser feito com o uso de anti-histamínicos (também conhecidos como anti-alérgicos) e outros medicamentos, a depender da natureza da doença atacada pela alergia.

Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

A melhor maneira de fazer uma limpeza pesada é usando a água sanitária. Então, com as luvas de proteção, misture em um balde dois copos de água sanitária com um copo de água e meio copo de detergente. Coloque tudo em um borrifador e espalhe por toda parede danificada, deixando agir por meia hora.

Para isso, basta misturar partes iguais de água e vinagre em um borrifador e aplicar nas áreas afetadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano seco. Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio também é um excelente desodorizador e pode ajudar a tirar o cheiro de mofo do quarto.

Levítico 14:33-57 NTLH
Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém, o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo na sua casa.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Um truque para eliminar a umidade do quarto é, junto com a abertura das janelas, abrir armários, gavetas e outras portas de móveis para deixar entrar ar renovado e fresco.

Para tirar mofo de parede com vinagre branco, aplique o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos. O processo de limpeza é muito parecido com a receita de álcool, que passamos acima. Depois desse período, esfregue com uma escovinha para remover as manchas.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

A micose broncopulmonar alérgica é uma das formas de alergia ao mofo. Os seus sintomas são parecidos com uma pneumonia, com tosse e expectoração, falta de ar, chieira, febre baixa e dores no corpo.

Quais são os sintomas da pneumonia fúngica?

  • febre;
  • dores no peito;
  • mal-estar e fraqueza;
  • falta de ar e/ou dificuldade para respirar;
  • tosse seca ou com expectoração;
  • suor intenso;
  • náuseas e vômito;

Realize limpezas mensais em seu guarda-roupa, utilizando vinagre branco ou água sanitária.

Pulverize a gaveta com vinagre branco, sem diluir e utilize um pano suave e húmido para limpar cada gaveta. Enxague o pano com frequência, mas evite encharcar muito a gaveta; se necessário, troque de pano.

COMO USAR. Desinfecção: Aplique e deixe agir por, no mínimo, 10 minutos. Vasos sanitários: Coloque Lysoform sobre uma reborda interna e nas paredes laterais do vaso sanitário. Lixeiras e ralos: Coloque Lysoform e deixe agir.

Por que o mofo se forma no teto? O mofo surge devido à umidade. Por isso, é mais comum ocorrer em ambientes como o banheiro ou a lavanderia – se não for bem arejada. O mofo no teto pode estar ser resultado de uma grande intensidade de vapor ou por problemas hidráulicos, como infiltrações e canos quebrados.

A presença do mofo passa uma sensação de descuido, abandono. E essa sensação, obviamente, é de uma energia ruim circulando no ambiente. Muitas vezes o mofo é um problema "físico" da casa que surge devido as condições de umidade, falta de luz e falta de ventilação.

O mofo representa perigo iminente para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, pois são as mais agravadas com a presença do mofo. A alergia ao mofo também pode ser um gatilho para provocar crises.