O que o mito da caverna tem a ver com os dias de hoje?

Perguntado por: rflores5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Trazendo a Alegoria da Caverna para o nosso tempo, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição.

Explicação: Reflexão o indivíduo que consegue se “libertar das correntes” e vivenciar o mundo exterior é aquele que vai além do pensamento comum, criticando e questionando a sua realidade.

Os homens que estão no interior da caverna pensam que o vêem é a realidade. Mas não é, eles vêem apenas suas próprias sombras. Pensam assim porque não conhecem outro mundo. Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências.

A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.

As cavernas são o lar de muitos dos ecossistemas mais diversos, importantes e raros do planeta, apoiando a diversidade ecológica acima e abaixo do solo. Os sítios culturais e arqueológicos mais significativos do mundo encontram-se frequentemente em cavernas cársticas e não cársticas.

O mito da caverna pode ser explicitado com base nas consequências dos alunos quando eles recusam a obter novos conhecimentos por meio de capacitações. A ideia é contar o Mito da Caverna com a maior riqueza de detalhes possível, para que no final se possa ter uma reflexão crítica explicando cada detalhe.

09 – Que mensagem a reação das pessoas da caverna, que matam o 'feliz habitante', transmite? O novo sempre assusta as pessoas, por ser desconhecido, daí ninguém quer sair de sua zona de conforto.

A alegoria da caverna retrata a ideia de que os aspirantes à sabedoria devem descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. E a educação funciona como forma de desenvolver o homem moral, que deve dedicar todos os seus esforços para o seu desenvolvimento intelectual, físico, moral e espiritual.

O Mito da Caverna nos dias de hoje
Um dos exemplos mais comuns é a relação atual da sociedade com a tecnologia. Assim, é como se as pessoas permanecessem na ignorância ao se prender às informações que são veiculadas nas redes sociais e nos aplicativos.

O Mito da Caverna pode ser citado, por exemplo, quando o seu argumento for falta de informação, pois, sem ela, as pessoas ficam incapazes de enxergar a realidade como de fato ela é. Assim, utilizar esse repertório no desenvolvimento do seu texto é mais proveitoso.

São muitas as cavernas contemporâneas. Entre elas posso citar a televisão, pois pessoas acreditam em tudo o que passa na televisão sem questionar e saber se aquilo realmente é verdadeiro.

O mito da caverna de Platão representa um ser que é criado em uma caverna, passando toda a sua vida lá, porém sem ver o que se passa fora dela, tendo apenas a visão da parede da caverna, iluminada por uma chama. As sombras que se passam nesta parede representam o nosso mundo, o mundo dos sentidos.

Para fugir delas, é preciso buscar conhecimento e questionar as verdades estabelecidas. O medo da mudança e a resistência às ideias diferentes são os principais obstáculos para sair dessas cavernas.

A caverna, também chamada de gruta, é um símbolo universal de origem, nascimento e de iniciação através do renascimento. É também uma representação do útero maternal e do mundo das ilusões de Platão. A sua conotação mais negativa prende-se com o antro e o abismo povoado de monstros e outras personagens terríveis.

O principal tema de discussão desse mito é o conhecimento. Tudo o que os prisioneiros conhecem sobre o mundo e a vida é o que eles veem através de sombras em uma parede. Para eles, aquilo é tudo que há no universo.

A famosa alegoria da caverna de Platão, no livro VII de A República, ilustra vividamente a ascensão para o conhecimento num caminho que se relaciona não só com a educação dos governantes de um Estado, mas também o processo de formação (Paideia) intelectual e moral de qualquer cidadão grego.

( ) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.

2) Como estão agrilhoadas, as pessoas da caverna se habituam com a ideia de que fora da caverna há apenas um 'teatro de sombras'. Que sentindo amplo, figurado, pode estar sendo representado pelos 'grilhões' que impedem as pessoas da caverna de se moverem?

3) NA ÉPOCA DA PRÉ-HISTÓRIA, O MUNDO TODO ERA FORMADO POR ENORMES FLORESTAS, RIOS, DESERTOS E REGIÕES GELADAS. OS HOMENS VIVIAM EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA. POR QUE OS HOMENS DAS CAVERNAS DORMIAM AMONTOADOS? PARA MANTER O CALOR DO CORPO E PROTEGÊ-LOS DO FRIO INTENSO.