O que o metilfolato faz no corpo?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O metilfolato aumenta a disponibilidade por aumentar a sintetização dos neurotransmissores, então a pessoa passa a ter mais neurotransmissores a serem repassados entre um neurônio e outro. O metilfolato também atua na metilação de DNA, um processo importante para a diferenciação das células no nosso organismo.

A ingestão diária recomendada do Metilfolato é de 7,5mg a 15mg da substância, de acordo com a prescrição médica. Os efeitos do tratamento com a substância começam a surgir, em média, a partir da segunda semana de uso.

Melhora o sistema imunológico; Aumenta a absorção do cálcio no organismo; Previne diabetes e doenças cardiovasculares.

Ele é responsável pela formação de hemoglobina, proteínas e produção de novas células, estimulando assim, o crescimento capilar. O corpo tem uma capacidade limitada de estocá-lo e não é capaz de produzi-lo.” Portanto, a reposição do ácido fólico no organismo deve ser feita por meio da alimentação ou suplementação.

O metilfolato é a forma ativa do ácido fólico. O Conselho Federal de Medicina recomenda a administração de ácido fólico em mulheres que planejam engravidar já que auxilia na formação do tubo neural do feto. Dependendo da avaliação médica, essa suplementação também pode ser feita com metilfolato.

O ácido fólico – que também é muito conhecido como Vitamina B9, ou folato, ou ainda metilfolato – é uma vitamina solúvel em água. Como o organismo não consegue armazenar essa vitamina por muito tempo, é preciso fazer a reposição diária.

Logo, é fundamental ingerir essa substância desde antes da concepção, até pelo menos os três primeiros meses de gestação, ou conforme orientação de seu médico. Essa recomendação é feita para que a mulher já tenha a quantidade necessária dessa substância no corpo para iniciar a gestação.

Tomar 1 dose pela manhã, em jejum, por 6 meses. Atenção! Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.

Estudos mostram que cerca de 30-50% da população possui uma mutação na MTHFR, diminuindo a sua ação. Como a maioria das mulheres não sabe se apresenta essa mutação, a indicação é sempre ingerir o metilfolato, pois assim há garantia de que ele agirá no organismo da futura mamãe. Qual o risco do excesso de ácido fólico?

Tomar 1 cápsula ao dia ou conforme orientação médica.

O psiquiatra Drew Ramsey, professor da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, afirma que alguns nutrientes são essenciais no combate à depressão: magnésio, ômega 3, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12, devem estar presentes em todas as dietas, para evitar esse mal.

É BOM PARA A PELE? O ácido fólico é benéfico para o funcionamento geral das células, para o seu crescimento e para a criação de novas células, atenuando os sinais do envelhecimento. O ácido fólico também hidrata a pele, protege-a do sol e pode prevenir o aparecimento de acne.

Ele apresenta uma taxa de absorção 26% maior em relação ao ácido fólico. Um outro benefício é que ele apresenta menor interação medicamentosa com outras substâncias que a gestante faça uso. Benefício: o metilfolato apresenta menor interação medicamentosa com outras substâncias que a gestante faça uso.

Ao contrário do ácido fólico, o corpo não precisa converter o metilfolato para usá-lo. Isso significa que o corpo pode absorvê-lo e utilizá-lo de maneira mais eficiente, independentemente da genética do indivíduo.

Enquanto o ácido fólico é produzido totalmente em laboratório e, portanto, é uma versão sintética do folato, o metilfolato é a vitamina B9 em sua forma natural e ativa. O Metilfolato nada mais é que a forma biodisponível do Ácido Fólico, apresentando assim uma absorção maior da Vitamina B9 pelo organismo.

Formulado com Ácido Fólico e Vitaminas B6 e B12. Auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez.

Apesar do papel de vários nutrientes como biotina, vitamina B12, zinco, cobre, selênio e ácido fólico para cabelo branco serem especulados, há pouca evidência científica sobre o possível efeito do ácido fólico para escurecer cabelo.

O metilfolato aumenta a disponibilidade por aumentar a sintetização dos neurotransmissores, então a pessoa passa a ter mais neurotransmissores a serem repassados entre um neurônio e outro. O metilfolato também atua na metilação de DNA, um processo importante para a diferenciação das células no nosso organismo.

A fadiga pode ser o primeiro sintoma. Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Existem relatos na literatura de que doses de 15mg/dia possam produzir alterações no sistema nervoso central, como distúrbio do sono e irritabilidade. Doses elevadas de Ácido Fólico (maior que 15mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco.