O que o lúpus pode causar no cérebro?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva.

Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

O lúpus eritematoso disseminado (LED) confere um risco de acidente vascular cerebral isquémico em aproximadamente 15% dos doentes. Destes, mais de metade apresentam recorrência do acidente vascular cerebral em presença de vasculite lúpica.

Quando a encefalite não é muito grave, os indícios são semelhantes aos de outras doenças: febre não muito elevada, cefaleias moderadas, fadiga e perda de apetite. Pode ainda ocorrer confusão, desequilíbrio, desorientação, irritabilidade, sensibilidade à luz, rigidez da nuca e do pescoço, e vómitos.

Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva.

- Mais comumente, uma "erupção cutânea" é observada entre os pacientes com Lúpus. Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz também). Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise.

Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.

Cérebro e sistema nervoso: cefaleia, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade, psicose lúpica. Trato digestivo: dor abdominal, náuseas e vômito. Coração: ritmo cardíaco anormal (arritmia). Pulmão: tosse com sangue e dificuldade para respirar.

Já no segmento posterior do olho, onde se encontra a retina, o Lúpus pode causar distúrbios como a Retinopatia Lúpica, que gera complicações na retina como edemas retinianos, alteração nos vasos sanguíneos da retina, bem como quadros de hemorragia.

Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.

Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Cérebro e sistema nervoso central: Pode causar dores de cabeça, tontura, alterações de comportamento, problemas de visão e até mesmo derrames ou convulsões. Também pode causar problemas de memória e dificuldade em expressar os pensamentos.

O lúpus na infância é raro, mas é mais perigoso e se instala de forma mais aguda. “Na infância, a doença se instala de forma mais aguda e há maior frequência e maior gravidade do comprometimento renal, neurológico e hematológico.

Nos casos em que afetam órgãos internos, pode haver dor e dificuldade para respirar, redução do funcionamento dos rins, desmaios, convulsões e tromboses.

Chá de cúrcuma ou açafrão
Oferece efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, melhorando as funções cognitivas, reduzindo danos oxidativos, diminuindo a inflamação nas células microgliais cerebrais.

Normalmente, para caracterizar especificamente essas inflamações, é usada a tomografia por emissão de pósitrons, mais conhecida como PET.

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Evite os exercícios de alto impacto como correr, pular ou levantar peso, já que podem provocar fraturas e danos em músculos e articulações.

Candidíase oral, estomatite aftosa (doença inflamatória que causa úlceras, aftas, feridas e vermelhidão na boca), herpes, xerostomia (boca seca) e dificuldade na movimentação da mandíbula podem ser alguns sintomas de pacientes odontológicos que têm lúpus.

O Projeto de Lei 524/19 assegura às pessoas que possuem lúpus eritematoso sistêmico os mesmos direitos e garantias de benefícios sociais previstos na Constituição às pessoas com deficiência física ou intelectual. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.