O que o lúdico estimula?
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Qual a importância do lúdico para o desenvolvimento humano?
A ludicidade contribui no desenvolvimento pessoal, social e cultural. A ludicidade proporciona e facilita o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento. Desperta o interesse e a curiosidade.
O que mais a ludicidade estimula além de desenvolver as habilidades mencionadas?
A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores.
Qual a importância do lúdico na infância?
O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência.
Qual a importância do lúdico na sala de aula?
O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapa de nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa.
Qual é o conceito do lúdico?
O que é Lúdico:
Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.
O que a Bncc fala sobre o lúdico?
36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.
Como as atividades lúdicas ajudam no seu desenvolvimento?
As atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e moral da criança; possibilitam a interação social, colocando a criança em contato com outros diferentes, fazendo com que ela se sinta dentro de um grupo, compartilhe idéias, vivencie experiências, mostre o que ocorre com ela, e Page 11 9 ...
Quais são as habilidades desenvolvidas através do lúdico?
O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência. As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais.
O que o brincar estimula na aprendizagem?
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
Percebemos que o exercício da ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer fase da vida e não pode ser visto apenas como diversão, mas colabora também para o desenvolvimento pessoal, social e cultural do homem, sobretudo das crianças.
O que a ludicidade estimula na educação infantil?
A ludicidade na Educação Infantil também se mostra uma grande ferramenta para estimular a criatividade e prender a atenção dos pequenos. É muito mais fácil para eles se sentirem compelidos a cooperar quando sabem que vão brincar. Por fim, a ludicidade também estimula emoções positivas.
Quais são os três eixos da ludicidade?
A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira.
Como estimular a ludicidade?
Como incentivar esse conceito na prática
Ao estimular brincadeiras, contação de histórias e jogos, o professor consegue desenvolver um ambiente atrativo, que motiva a criança e, portanto, é capaz de captar a sua atenção. O mesmo vale para a exposição e a apreciação de elementos artísticos pelos pequenos.