O que o lixeiro não pode levar?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Caixas de papelão, resíduos volumosos como metais, móveis, eletrônicos ou qualquer outra coisa que não esteja dentro de sacos plásticos de até 100 litros, não serão recolhidos.

Qualquer roupa velha, sem condições de ser doada, deve ir para o lixo de rejeitos/orgânico. Assim como adesivos, rolhas, grampos, tachinhas e panos de limpeza.

Vidro: garrafas e potes de vidro em geral, copos e pratos. Metal: latas de alumínio, tampas, latas de alimentos entre outros. Embalagens metalizadas, materiais de escrita – como canetas, canetinhas, lapiseiras e apontadores, e esponjas de lavar louça (desde que secas e sem alimentos).

Restos de madeira nunca devem ser jogados em lixões e muito menos em terrenos baldios ou deixados em áreas públicas. Essa atitude, além de configurar crime ambiental, gera impactos negativos que prejudicam o desenvolvimento sustentável da economia e a biodiversidade.

Procure saber no site da sua prefeitura ou via telefone qual a maneira correta de descartar seu colchão. Atente-se para as regras da prefeitura para esse descarte, pois geralmente são limitados número de itens em um determinado tempo.

O entulho é o resíduo gerado pelas atividades de construção civil ou de reformas, também chamado de Resíduo da Construção Civil (RCC).

Em síntese, por lei é permitido que cada imóvel encaminhe diariamente até 50kg de entulho para serem recolhidos pela Prefeitura por meio da coleta domiciliar convencional. No entanto, tais resíduos devem estar acondicionados de maneira adequada (vidros, por exemplo).

Diferença entre lixo úmido e lixo seco
O lixo seco, por sua vez, é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias orgânicas ou não. Em outras palavras, são todos tipos de material que podem ser reciclados.

De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.

Lixo orgânico
Este tipo de lixo deve ser separado dos demais, pois costuma ser destinado a aterros sanitários.

Em geral, os copos descartáveis são descartados em lixeiras específicas para serem recolhidos por empresas gerenciadoras de resíduos.

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Se você ainda não adotou a reciclagem em casa, é melhor começar o quanto antes. ...
  2. Aproveite o máximo do lixo orgânico.
  3. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  4. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  5. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

Entulho, madeiras e móveis velhos não são considerados lixo domiciliar e devem ser encaminhados às Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs).

Se a lata estiver completamente vazia, basta descartá-la normalmente junto com os outros recicláveis. Se sobrou tinta, espere o líquido secar e retire da lata com o auxílio de uma espátula. Aí você descarta a lata no lixo reciclável. O resto de tinta, você envolve em um jornal e descarta no lixo comum.

Em diferentes cidades, o serviço de coleta seletiva (geralmente ligado a um órgão da prefeitura) fica responsável por recolher os materiais que poderão ser recicláveis. Ou seja, você pode identificar o local de descarte de garrafas de vidro em lixões próprios para tal.

Você pode levar o material em desuso a um dos ecopontos espalhados pela cidade. Neles você pode entregar voluntariamente pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc) e resíduos recicláveis.