O que o livro de Efésios nos ensina?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Efésios contém muitos ensinamentos e ideias que são familiares aos membros da Igreja hoje em dia, inclusive a preordenação, a dispensação da plenitude dos tempos, o Santo Espírito da promessa, a importância dos profetas e dos apóstolos, a ideia de uma única Igreja verdadeira e os diversos ofícios, chamados e funções ...

nome masculino. 2. Natural de Éfeso. Origem etimológica:latim ephesius, -a, -um.

Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Timóteo

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).

Introdução. Paulo ensinou aos santos de Éfeso que todos os pecadores podem ser salvos pela graça de Deus e que judeus e gentios tornaram-se membros da mesma família, que é a família de Deus.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

Introdução. Paulo ensinou que o Senhor estabeleceu Sua Igreja e chamou líderes para aperfeiçoar e unir os santos. Além disso, incentivou os membros da Igreja a deixar de lado os antigos costumes e viver de acordo com o que sabiam ser verdade.

A fé em Jesus Cristo é como um escudo de proteção. Quando acreditamos em Jesus e tentamos ser como Ele, podemos fazer boas escolhas mesmo em situações difíceis. Cingir é pôr um cinto para proteger o corpo do soldado. O conhecimento da verdade nos protege.

A riqueza do Éfeso não era apenas material, más também teve iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, uma delas é Ártemis; a deusa da fertilidade e do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos.

Éfeso é uma antiga cidade da Turquia, um verdadeiro museu ao ar livre, que foi por muito tempo na antiguidade a segunda mais importante cidade do Império Romano. As ruínas da cidade de Éfeso compreendem um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre.

A cidade foi destruída em 263 pelos godos, uma tribo germânica e, apesar de ter sido reconstruída, a importância da cidade como um centro comercial declinou conforme o porto foi lentamente assentado acima pelo rio Caístro. A cidade foi parcialmente destruída por um terremoto no ano de 614.

Eu sou o mais insignificante de todos os santos, mas foi-me concedida a graça de anunciar aos não-judeus a boa nova das infinitas riquezas de Cristo. Devo dar a conhecer a todos o plano misterioso que Deus, criador de todas as coisas, tinha preparado desde o princípio, sem o manifestar.

Em Efésios 3, Paulo fala sobre a revelação do antigo mistério de Deus, mostrando que o evangelho de Jesus Cristo, revelou o plano redentor de Deus para a humanidade de forma perfeita e eficaz. Ele descreve em que situação a graça de Deus o encontrou.

Pensamento: O céu é algo que vemos com nosso coração. Quando estamos desencorajados, confusos e deprimidos, precisamos ter os olhos dos nossos corações “iluminados”. O amanhecer deve surgir nas nossas trevas e assim a alvorada de esperança e as riquezas da nossa herança.

Ártemis

A cidade de Éfeso era famosa por sua deusa Ártemis, o que representava a base de um nacionalismo religioso local. A idolatria popular estava ligada à economia, ao templo e à cidade.

Trezentos e sessenta e cinco anos Antes de Cristo, no dia 21 de julho, Heróstrato incendiou e destruiu uma das sete maravilhas do Mundo Antigo – o Templo de Ártemis – Em Éfeso.

O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.

A promessa é que as bênçãos serão recebidas através da fidelidade. Se a pessoa viola um convênio, seja o do batismo, ordenação, casamento ou outro qualquer, o Espírito retira o selo da aprovação, e as bênçãos deixam de ser recebidas”.

Os filhos devem obedecer aos pais porque eles são servos de Cristo. Eles devem aos pais por causa do relacionamento que eles têm com Cristo. Em Cristo a família é resgatada à plenitude do seu propósito original. Nossos relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor.

5 Porque bem sabeis isto: que nenhum afornicador, ou bimundo, ou avarento, que é idólatra, tem cherança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos aengane com bpalavras vãs, porque por essas coisas vem a cira de Deus sobre os filhos da ddesobediência.