O que o livro de Ageu nos ensina?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O livro de Ageu registra o mandamento dado pelo Senhor aos judeus para que renovassem seu empenho de reconstruir o templo. Os judeus obedeceram à palavra do Senhor dada por intermédio de Ageu e conseguiram terminar o templo (ver Ageu 1–2; Esdras 5–6).

Ageu enfatiza novamente a importância da obediência, afirmando que Deus está procurando a santidade do povo. A obediência resultará em bênçãos materiais e espirituais. Ageu aponta para a ação divina em trazer a seca e a fome e afirma que Deus também pode trazer bênçãos abundantes.

Assim, foi nesse cenário que Ageu foi levantado como profeta do Senhor, a fim de que profetizasse ao povo de maneira que eles fossem estimulados a se esforçarem para reconstruir o Templo.

O livro de Ageu afirma que um templo será novamente construído em Jerusalém e que finalmente haverá paz em Jerusalém.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Zorobabel foi um líder israelita mencionado no Antigo testamento da Bíblia que teria liderado o retorno do primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam no cativeiro babilônico, fato histórico ocorrido após 539 a.C., quando o rei Ciro II da Pérsia havia ocupado a Babilônia.

Zorobabel era o responsável pelos assuntos civis da região de Judá sob o governo Persa. Por isso Zorobabel é designado na Bíblia como “governador de Judá” (Ageu 1:1; 2:2).

Nesta semana estudaremos as profecias dos profetas Ageu e Zacarias. O Profeta Ageu que profetizou aproximadamente no ano de 520 a.C., em Jerusalém, logo depois que os judeus retornaram do exílio na Babilônia.

Ouça este artigo: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.9).

Um grupo de pessoas chamadas samaritanas queriam ajudar os judeus a reconstruírem o templo. Os judeus não quiseram permitir sua ajuda, e isso enfureceu os samaritanos. Daquela época em diante, os samaritanos tentaram de tudo para impedir a construção do templo.

II.
Ageu 1:2-6 apresenta a primeira mensagem de Ageu ao povo de Judá após o exílio babilônico. Ele repreende o povo por sua negligência em reconstruir o Templo de Deus em Jerusalém. Em vez disso, eles estavam ocupados construindo suas próprias casas e melhorando suas próprias vidas.

O rei Salomão, filho de Davi, ampliou os muros da cidade e construiu o grande Templo de Jerusalém, destinado a guardar a reverenciada Arca da Aliança, que continha as leis que Javé deu a Moisés no Monte Sinai.

Quanto tempo a construção do Segundo Templo ficou parada? Lançou os alicerces no quarto ano de seu reinado, e o edifício ficou pronto sete anos e meio depois. A construção do Templo de Salomão foi um marco divisório, não só na história de Israel, mas de todo o mundo.

O avivamento espiritual consiste no reforço da fé em Deus pelos cristãos. De acordo com o cristianismo, o avivamento seria uma bênção concedida às pessoas que creem fervorosamente no Divino Espírito Santo. Desta forma, o ato de se avivar despertaria uma intensa felicidade e paz interior.