O que o livro de 3 João nos ensina?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Em 3 João, vemos a preocupação de João quanto às influências apóstatas na Igreja. Também vemos o amor e a alegria de João por aqueles que haviam escolhido uma vida de obediência (ver 3 João 1:4).

que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.”

O relato de João ensina que aqueles que vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo podem receber muitas bênçãos, inclusive a vida eterna.

Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).

Fabricante de pequenas relíquias de Diana, em Éfeso, representando elas, provavelmente, a deusa colocada dentro de um nicho de prata. Era costume essas relíquias com a imagem de Diana serem trazidas pelas pessoas, ou postas nas casas, servindo de amuletos ou de sortilégios.

Em João 3:5 o Salvador ensina que precisamos das ordenanças para entrar no reino de Deus. O Profeta Joseph Smith ensinou: “Nascer de novo vem pelo Espírito de Deus por meio de ordenanças” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 100).

O que é Nascer de Novo:
Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.

No capítulo 3 de seu Evangelho, o apóstolo João descreve a história de um fariseu chamado Nicodemos, príncipe dos judeus, que, fascinado pela pessoa de Jesus, foi encontrar-se com Ele, à noite, para interrogá-Lo sobre Sua missão.

O Salvador ensinou em João 3:8 que podemos ver os efeitos do vento, mas não de onde vem nem para onde vai. Da mesma forma, nem sempre podemos entender quando começa o novo nascimento, nem como as mudanças dentro de nós estão sendo feitas.

Assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
O sentido é que, dessa maneira, todo aquele (nascido) é nascido do Espírito. A universalidade é novamente afirmada enfaticamente. A vida espiritual individual depende do nascimento espiritual individual. O batismo do Espírito é necessário para todos.

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

É nesse sentido que João fala de Cristo como o Verbo de Deus, ou seja, Aquele que expressa a mente de Deus e O revela aos homens (João 14:9). A Bíblia diz que Cristo é a Palavra final de Deus para a humanidade; Ele é a expressão exata do ser de Deus (Hebreus 1:1-3).

Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).

Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.

Do galego-português medieval gaio, aparentado com o provençal gai "alegre".

Significa consagrado à deus Demeter e indica uma pessoa que, embora inteligente e esforçada, encontra dificuldades para vencer na vida tão rapidamente quanto gostaria.