O que o livro de 2 Samuel nos ensina?

Perguntado por: aarruda2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O livro de II Samuel narra a unção e o governo de Davi como rei de Israel. Davi é lembrando como o maior rei da história de Israel. Graças à fidelidade de Davi, o Senhor o abençoou e honrou. Contudo, II Samuel ilustra que até os mais justos podem cair se não forem diligentes em cumprir os mandamentos.

Em 2 Samuel 2 vemos que após a morte de Saul e Jônatas, Davi consulta ao Senhor para saber se pode retornar a Judá e para onde. Deus lhe respondeu que deveria voltar e ir para Hebrom. Então ele pegou suas mulheres, Ainoã e Abigail, e partiu.

II Samuel, também chamado Segundo Livro de Samuel ou 2 Samuel, é o segundo de dois livros de Samuel, um dos Livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, sendo apresentado depois de I Samuel e antes de I Reis.

2 Samuel 6.6-8: Segue as regras de Deus
O contato com ela era marcado pela reverência, mesmo em seu transporte de um lugar para outro. A Lei deixava claro que ela deveria ser carregada sobre os ombros dos levitas, por meio de varas passadas por argolas de ouro presas à arca.

precisamos saber que Deus não quer que Seus servos sejas derrotados/humilhados/destruídos, mas vitoriosos, bem-sucedidos no aspecto espiritual e físico. Quando Davi priorizava a Deus, Deus lhe dava vitórias constantes onde quer que fosse. Este capítulo destaca suas muitas vitórias sobre seus muitos inimigos.

2 Samuel 7.12-17: O plano de Deus continua sem nós
Com ou sem mim, Deus continuará agindo e seu plano para a humanidade se concretizando, mas ele quer contar comigo. Outra coisa que aprendo, é que nem todo projeto que Deus aprova se concretizará através da minha vida, mesmo que eu o inicie.

Então, para quem pensa assim, Samuel teria sido um levita diferenciado, uma vez que também era profeta do Senhor e juiz de Israel, mas não teria sido um sacerdote propriamente dito. Por outro lado, a Bíblia diz que ainda muito jovem Samuel ministrava diante do Senhor e usava a estola sacerdotal de linho.

Em 2 Samuel 20 vemos que Davi tem de lidar com a revolta de parte dos israelitas, insatisfação que no futuro provocaria a divisão do reino. Liderados por Seba, eles decidiram que não mais seguirão a Davi. O rei ordenou que suas tropas o perseguissem e Abisai e Joabe garantiram a vitória de Judá sobre os insurgentes.

CREIA NA BONDADE DO REI
Muitas vezes perdemos anos preciosos da nossa vida sem desfrutarmos da bondade do Rei. Mefibosete não acreditava que o rei pudesse ser bondoso para com ele. Nós precisamos crer e desfrutar da bondade do rei.

Em 2 Samuel 9 vemos que Davi não esqueceu de seu pacto com Jônatas. No auge de sua prosperidade ele quer saber se há alguém da linhagem de Saul, a quem ele possa fazer o bem e ser generoso.

A divisão em dois livros separados provavelmente ocorreu quando o livro de Samuel foi traduzido para o grego, quando foi necessário que o livro fosse dividido em dois rolos de pergaminho em vez de um único rolo” (Richard Neitzel Holzapfel, Dana M.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos.

Segundo a tradição judaica, o livro foi escrito por Samuel, com adições pelos profetas Gade e Natã; estudiosos modernos acreditam que a história deuteronômica foi composta como um todo no período entre 630 e 540 a.C. através da combinação de diversos textos independentes de épocas variadas.

Por séculos tem-se interpretado o pecado de Uzá (aquele que tocou a Arca da Aliança em 2Sm cap. 6) como sendo algo fruto de ignorância, arrogância e até mesmo tolice.

Uzá é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado principalmente no livro de 2 Samuel, capítulo 6. Ele era um dos filhos de Abinadabe e, juntamente com seu irmão Aiô, foi encarregado de conduzir uma carroça que transportava a Arca da Aliança de Quiriate-Jearim para Jerusalém.

O último texto em debate é 2 Samuel 1:26. Após receber a notícia da morte de Saul e Jônatas em batalha, Davi e seus homens prantearam a morte de ambos. Assim, os versos 17 a 27 registram o lamento de Davi pela morte daqueles dois combatentes: Saul, o ungido do Senhor, e Jônatas, seu irmão (verso 26).

7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

18 Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E aele chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; pelo que até o dia de hoje se chama o bPilar de Absalão.