O que o limão faz com a menstruação?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.

Além do suco de cenoura, outra opção para enriquecer a dieta e ao mesmo tempo regular a menstruação é apostar no suco de uva. A recomendação se deve ao fato da fruta ser rica em nutrientes que ajudam a acertar o ciclo menstrual - como é o caso do cobre, do potássio, das fibras e das vitaminas A e C.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

A explicação mais plausível para essa relação entre limão e menstruação assimila a concentração de ácido ascórbico e todas as propriedades da fruta, de uma maneira em que os vasos sanguíneos se contraem e a menstruação pode atrasar ou até ser suspensa quando já desceu.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Alterações hormonais
As alterações nos níveis de estrogênio e progesterona, que são os principais hormônios femininos, são as principais causas relacionadas com o aumento do fluxo menstrual. Assim, quando há um desbalanço nos níveis hormonais, é possível verificar alteração no fluxo.

Métodos disponíveis para não menstruar

  1. Pílula anticoncepcional. Na maioria dos casos, a pílula anticoncepcional é tomada por 21 dias, seguida de 7 dias de pausa para a descida da menstruação. ...
  2. Anticoncepcional injetável. ...
  3. Dispositivo intra-uterino (DIU) ...
  4. Implantes subdérmicos.

O que fazer para a menstruação não descer? As formas comprovadas e seguras de evitar que a menstruação aconteça, são: Uso ininterrupto do anticoncepcional oral combinado, ou seja, emendar a cartela do remédio, sem esperar os sete dias entre as cartelas; Optar por anticoncepcional contínuo (oral, adesivo ou injetável);

De fato, o limão pode funcionar como uma boa opção de alimento para o período da menstruação, isso porque a fruta é uma rica fonte de vitamina C e a ingestão dessa vitamina permite que o ferro seja absorvido mais facilmente.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais

  • FOLHAS VERDES. Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. ...
  • QUINOA E PIPOCA. ...
  • ABACATE. ...
  • CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA. ...
  • BANANAS. ...
  • SEMENTES DE ABÓBORA. ...
  • FRUTAS.

Segundo o médico, a crença de que beber água com açúcar diminui o fluxo menstrual é mito.

Methergin® é utilizado na obstetrícia:
Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.