O que o líder não pode ter?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Líderes não tratam seus liderados com arrogância, e sim de igual para igual. Um bom líder sabe que também integra a equipe, precisa trabalhar em conjunto e ir em busca de melhores resultados.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Geralmente, os líderes negativos acreditam que precisam ser excessivamente enérgicos e até mesmo agressivos para conquistar o respeito e obter a produtividade que esperam dos seus liderados. Para eles, fazer amizade com os colaboradores da equipe é uma fraqueza que pode gerar desobediência.

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação.

O que é um mau líder? Diferente do bom gestor, o mau líder é aquele que não inspira e engaja os colaboradores, possuindo uma equipe com baixa produtividade e rendimento.

Um péssimo gestor pode ser como um câncer dentro da empresa, criando tensões, desmotivando os funcionários e sendo um entrave ao progresso. Um péssimo gestor pode se recusar a ouvir o feedback dos funcionários e ignorar as suas necessidades, criando uma cultura de ressentimento.

Qual a função do líder? O líder distribui as tarefas para otimizar o trabalho de toda a equipe, conseguindo valorizar cada um, sem perder de vista o ecossistema geral no qual a empresa atua. Além de estimular o comprometimento, as características de liderança são essenciais para inspirar confiança, motivação e aliança.

Ter boa comunicação
É essencial que o líder tenha a habilidade de saber se comunicar. A liderança e comunicação devem caminhar lado a lado para uma boa gestão. Essa habilidade é indispensável para que o líder expresse com clareza suas ideias e também mantenha um relacionamento de reciprocidade com seus colaboradores.

Fazer críticas em público. Muitos líderes veem o hábito de criticar um funcionário em público, especialmente na frente de sua equipe de trabalho, como uma maneira de motivá-lo a trabalhar melhor e a trazer mais resultados. Essa, na verdade, é uma das atitudes mais criticadas nos líderes por suas equipes de funcionários ...

Líderes com alto nível de inteligência lógica e emocional, competências técnicas e características pessoais desejáveis em um bom líder também falham. A causa disso está, muitas vezes, relacionada ao baixo nível de inteligência organizacional.

5 - O que você faz quando não concorda com o líder da equipe? Nessa hora, mostre-se diplomático e diga que tenta entender o ponto de vista do líder e, se houver oportunidade, dialoga para apresentar sugestões em relação ao tema.

Dicas práticas para transformar fracassos em sucessos

  1. 1 – Aja.
  2. 2 – Sinta-se inspirado e motivado.
  3. 3 – Permita-se aprender com as experiências.
  4. 4 – Veja o que precisa mudar.
  5. 5 – Aceite a imperfeição.
  6. 6 – Cerque-se de pessoas incentivadoras.
  7. 7 – Amplie o seu networking.

O líder ausente é aquele que exerce o cargo de liderança, mas está psicologicamente afastado de suas obrigações. Apesar de “não fazer barulho”, esse comportamento pode ser muito nocivo para a empresa, o que torna seu diagnóstico ainda mais necessário, porém igualmente difícil. O mercado é agressivo. Isso é um fato.

O melhor que um líder pode fazer diante de um erro é encontrar formas de transformá-lo em fonte de aprendizado para si mesmo e para toda a equipe de colaboradores. Portanto, avaliar o processo que o levou a errar e entender o que deveria ter sido diferente e o que motivou a decisão ou ação equivocada.

Dicas de como lidar com chefes difíceis

  1. Tenha organização. Saber gerenciar suas tarefas e cumprir todas elas com certeza é uma atitude que vai evitar muita dor de cabeça. ...
  2. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  3. Ofereça feedbacks sempre construtivos. ...
  4. Aposte em uma boa comunicação. ...
  5. Defina seus limites.

Este tópico é um sintoma direto de problemas na administração das pessoas. Quando este indicador é percebido, os funcionários não dedicam empenho às suas atividades e passam a realizar o mínimo necessário para o cumprimento das tarefas. Desse modo, é notável a perda de qualidade e de produtividade empresarial.