O que o líder deve fazer diante de um conflito?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Confira abaixo:

  1. SEJA NEUTRO. Todo líder sabe que a imparcialidade é um pré-requisito para que a mediação funcione. ...
  2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO. ...
  3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO. ...
  4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO. ...
  5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. ...
  6. SEJA ASSERTIVO. ...
  7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS.

Para acalmar os ânimos e resolver conflitos no trabalho, portanto, siga esse passo a passo:

  1. Separe os envolvidos. ...
  2. Entenda a causa do conflito. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Mantenha a neutralidade. ...
  5. Busque chegar em um acordo comum.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

COMO RESOLVER CONFLITOS

  1. Comprometa-se em resolver o conflito; Não faça de conta que o conflito não existe. ...
  2. Investigue as causas do conflito mais a fundo; ...
  3. Não procure uma pessoa para culpar, procure por uma causa raiz; ...
  4. Saiba ouvir, tenha empatia e seja imparcial;

Dicas para resolver conflitos
O líder de uma equipe nunca pode se omitir mediante um conflito interno! Por mais que você pense que o problema é entre os colaboradores e por isso, eles deveriam ser capazes de conversar e se entender, é preciso realmente se intrometer e conversar com ambas as partes.

Ofereça soluções imparciais
Primeiro, deixem que os envolvidos deem sugestões particulares para resolverem o problema. Analise se é possível e informe as soluções propostas por ambas as partes. Se concordarem, temos uma solução. Caso contrário, descubra as necessidades de cada colaborador envolvido no conflito.

Agir na resolução de conflitos requer praticar algumas ações, como escuta ativa (sem julgamentos), a participação dos envolvidos na solução do problema e, principalmente, o diálogo. É importante, por exemplo, que cada um se responsabilize de forma legítima pelo dano que tenha causado.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Os líderes têm uma postura relaxada, ereta, com ombros para trás. Todos os seus sinais não-verbais dizem que ele se comporta como um líder. E se ninguém vê você como um líder, não haverá como ser um líder, e provavelmente você terá problemas, concorda? Muitos de nós acreditamos que sabemos como ser bons líderes.

Invista em uma boa comunicação com os colaboradores em conflito

  1. ouça o que as pessoas têm para falar;
  2. tente sempre ser flexível;
  3. evite ambiguidades, usando uma linguagem clara e direta;
  4. argumente demonstrando empatia — tente se colocar no lugar do outro;
  5. indique soluções e acordos para o conflito.

A conciliação, a mediação, a arbitragem e a autocomposição são meios de resolução dos conflitos não impostos pelo Judiciário. Devido às suas peculiaridades, é comum que os advogados — inclusive os mais experientes — se confundam sobre a aplicação de cada um desses institutos.

Não tem como discutir, o papel do líder na gestão de conflitos nas empresas é fundamental para que ele saiba como agir nas mais diversas situações, sem ofender ou contrariar ninguém, apenas mostrando o caminho certo a ser seguido e ensinando os seus colaboradores as melhores maneiras de solucionar os problemas.

Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.

Para exercer uma liderança de sucesso, o gestor precisa conhecer o contexto em que está inserido, entender o que é valor para a organização e que o seu papel é fazer com que sua equipe seja melhor do que ele. Dessa forma, ele precisará estar pronto para , abrir mão da sua vaidade e ego.

Quando um gestor de equipes se propõe a resolver uma tensão entre dois colaboradores, ele deve ser, fundamentalmente, justo. Como um bom moderador, precisa ouvir o que as pessoas envolvidas têm a dizer, sem tomar partido. A mediação de conflitos passa pela capacidade do gestor de manter um olhar racional.

A melhor forma de lidar com a situação de conflito no ambiente de trabalho é tentando se manter produtivo e atento ao que você de fato precisa fazer. Em momentos de crise, por exemplo, o mais recomendado é manter o foco e evitar que o sentimento de insegurança se alastre pela empresa toda.

Presença junto à equipe, responsabilidade ao assumir erros e superá-los, coragem para tomar decisões, domínio técnico da sua área de atuação, comunicação clara e precisa, conhecimento dos seus próprios limites, reconhecimento dos méritos dos colaboradores, etc.

Como lidar com pessoas grosseiras no trabalho

  1. Desenvolva Inteligência Emocional. Ter autocontrole emocional é essencial para não deixar que a grosseria alheia acabe minando seus resultados e causando brigas em seu ambiente de trabalho. ...
  2. Tenha paciência. ...
  3. Espere o momento oportuno.

Seja educado.

  1. Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
  2. Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. ...
  3. Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. ...
  4. Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você.

O verdadeiro líder é aquele que consegue motivar, engajar e inspirar os seus colaboradores. Ele é diferente do chefe, palavra que remete à pessoa que apenas manda, enquanto os funcionários obedecem.

Como líder, é muito importante acompanhar o trabalho de cada integrante de sua equipe e valorizá-lo, publicamente ou de forma privada, com elogios verdadeiros. Nas suas reuniões de feedback, você também pode mencionar os feitos do profissional citando exemplos claros.