O que o Lenin defendia?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.

Inicialmente, Lênin estatizou os bancos e indústrias, realizou uma reforma agrária e retirou a Rússia da Primeira Guerra com a assinatura do Tratado de Brest-Litovski. Ao implantar medidas de caráter popular, as forças reacionárias russas tentaram derrubar o governo bolchevique.

Ele criou diversas células comunistas dentro de fábricas e em diversas cidades. O partido marxista da Rússia que Lênin participava se chamava Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Foi especialmente graças ao trabalho de Lênin que o movimento anticomunista ganhou força.

No final do século XIX, após o trabalho de Karl Marx e seu colaborador Friedrich Engels, o socialismo passou a significar oposição ao capitalismo e defesa de um sistema pós-capitalista baseado em alguma forma de propriedade social dos meios de produção.

Sobe em um banco e dirige-se à multidão: “Caros camaradas, soldados, marinheiros e operários, eu os saúdo em nome da Revolução Russa, vanguarda do exército proletário mundial. Não está longe a hora em que os povos voltarão suas armas contra os capitalistas, seus exploradores.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis, as forças armadas ganharam nova formação e os operários poderiam participar na gestão das indústrias em que trabalhavam.

Enquanto governante da Rússia após a vitória da revolução bolchevique, Lenin promoveu medidas que centralizavam o poder em sua figura e procurou neutralizar o poder dos sovietes e dos trabalhadores. Procurou também combater as desigualdades na Rússia e perseguiu seus opositores ferrenhamente.

Bolcheviques: eram majoritários. Defendiam que a Revolução Socialista ocorresse de forma imediata, com a instalação da Ditadura do Proletariado e a aliança entre operários e camponeses.

Em três ocasiões, entre a morte de Lênin e a ascensão de Stalin, a morte de Stalin e a ascensão de Nikita Khrushchev ao poder, e entre a queda de Khrushchev e a consolidação Leonid Brezhnev ao poder no aparelho de governo, uma liderança coletiva conhecida como a "troika" governou o país, sem liderança de uma única ...

Em novembro de 1917, os bolcheviques se aproveitaram da insatisfação generalizada e, com o respaldo dos trabalhadores e soldados, tomaram o poder. Foi uma revolução dentro da revolução. Começava, assim, a segunda etapa da Revolução Russa, a que tornou o país socialista.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Vários estudiosos, entre eles o biógrafo de Stalin Simon Sebag Montefiore, o ex-membro do Politburo Alexander Yakovlev e, o diretor da série "Annals of Communism" da Universidade de Yale, Jonathan Brent, colocam o número de mortos em cerca de 20 milhões.

De volta à Rússia, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky, organizaram um congresso onde defendiam lemas como: “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”.