O que o juiz faz quando a testemunha mente?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Antes mesmo de iniciar o seu depoimento, o juiz advertirá a testemunha de que ela tem um compromisso com a Justiça, cabendo-lhe dizer a verdade sobre o que souber e lhe for perguntado, do contrário, isto é, se fizer afirmação falsa, se calar ou ocultar a verdade poderá responder pelo crime de falso testemunho.

O Projeto de Lei 3148/21 inclui no Código Penal o crime de perjúrio: fazer afirmação falsa ou negar a verdade como investigado ou parte em processo ou investigação. A pena será de três a seis anos de reclusão.

“Não há testes totalmente confiáveis para detectar mentiras”, diz Horwarth. O polígrafo é chamado erradamente de detector de mentiras. Ele detecta apenas reações fisiológicas durante um interrogatório, como frequência respiratória, atividade das glândulas sudoríferas (ou do suor) e atividade cardiovascular.

Ocorrendo um falso testemunho, a testemunha e a parte que a chamou no processo podem ser condenadas por litigância de má-fé por desrespeitarem esses deveres. Declarada a litigância de má-fé da parte e da testemunha, elas serão condenadas a pagar multa, que deverá ser superior a 1% e inferior a 10% do valor da causa.

O crime prevê pena de reclusão, de 2 a 4 anos, e multa. A punição aumenta, de um sexto a um terço, no caso de o crime ter sido praticado mediante suborno ou com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

DECISÃO: Competência para julgar crime de falso testemunho é do juízo em que foi prestada a falsa prova testemunhal.

Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial configura o delito de falso testemunho previsto no art. 342 do Código Penal . No caso, não está evidenciado que os requeridos mentiram ao prestar depoimento em ação de exoneração de alimentos aforada pelo autor.

A testemunha que mente durante audiência pode pagar multa e ser condenada a reclusão de um a três anos. O artigo 342 do Código Penal diz que a testemunha que fizer afirmação falsa, negar ou deixar de dizer a verdade comete crime.

Quem são as pessoas suspeitas de ser testemunha
o inimigo da parte; – o amigo íntimo; – a pessoa que tiver interesse no litígio.

Na audiência, o advogado nunca deve usar gírias ou expressões não técnicas, evitando também palavras de baixo calão enquanto estiver na frente do juiz ou do advogado contrário. O cliente deve ser preparado para fazer o mesmo.

Confira as 6 principais dicas e use, com moderação:

  1. 1# Observe o comportamento padrão da pessoa. ...
  2. 2# Ouça com atenção. ...
  3. 3# Observe os sinais da linguagem corporal. ...
  4. 4# Faça a mesma pergunta, de formas diferentes. ...
  5. 5# Faça perguntas abertas. ...
  6. 6# Pergunte se ele(a) está dizendo a verdade.

Segundo especialistas, desviar o foco para o lado esquerdo é um sinal de criação, ou seja, a pessoa está mentindo sobre algo. Já o olhar para o lado direito é um indício de que o candidato está buscando algo na memória, por isso, quando alguém olha nessa direção é um sinal de que está buscando lembrar de informações.

Ofereça provas sobre o que aconteceu.
O melhor jeito de se provar que não está mentindo é oferecer evidências que contradigam diretamente as acusações falsas. Se conseguir encontrar qualquer modo de demonstrar que está falando a verdade, faça-o com provas.

Vá ao órgão público correto. A queixa de falso testemunho pode ser apresentada no ministério público, por exemplo. Faça uma busca na internet e clique no link "contato". No site, você provavelmente poderá optar entre preencher um formulário ou falar com um representante pelo telefone.

Mentir não é crime!
“O que muitos não sabem é que a mentira em si não é considerada um crime no código penal brasileiro. Mas ela é vista, no meio jurídico, como elemento que pode ser fundamental para a caracterização de um crime”, explica Raimundo Raiol.

A desqualificação da testemunha pressupõe que o conteúdo do depoimento prestado evidencie efetivamente uma das causas previstas no artigo 447 do NCPC , não podendo a mera presunção de troca de favores elidir o depoimento.

É crime mentir perante um juiz num tribunal. No Brasil é chamado de falso testemunho, como consta no artigo 342 do Código Penal que diz ser ilegal “fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade” em inquéritos policiais ou processos judiciais.