O que o jovem pode fazer para mudar a sociedade?

Perguntado por: aperalta8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Entre as diversas ações, separamos 10 que podem ser incluídas no dia a dia e que transformam muito mais do que você imagina.

  • Faça trabalhos voluntários. ...
  • Seja ecologicamente correto. ...
  • Respeite. ...
  • Pratique a solidariedade. ...
  • Seja consciente. ...
  • Seja doador. ...
  • Sem julgamentos. ...
  • Educar as crianças.

Resposta. A sociedade espera que os jovens principalmente estudem, se preparem para o futuro, se tornem cidadãos de bem e um dia trabalhem para a sociedade em que vive, porque são os jovens que são o futuro da sociedade.

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

O jovem precisa de oportunidade para que toda a sua potencialidade seja desenvolvida e colocada a serviço de sua vida e de seus semelhantes. Oportunidade à saúde de qualidade, à educação que realmente o forme para as exigências do mundo atual, oportunidade de emprego, de viver e atuar dignamente na sociedade.

Nesta obra, William Damon – um dos maiores pesquisadores norte-americanos na área da juventude – explica o projeto de vida e analisa por que tantos jovens não conseguem se dedicar a algo que traga realizações para si e para o coletivo.

Em resumo: a importância da juventude reside exatamente no fato de ser um tempo de transição e amadurecimento pessoal. Esse estágio abre para o indivíduo um novo mundo de possibilidades, despertando, assim, sua sensibilidade a questões mais profundas sobre a sociedade e seu entorno.

Oito Jeitos de Mudar o Mundo

  • Acabar com a Fome e a Miséria.
  • Educação Básica de Qualidade para Todos.
  • Igualdade Entre os Sexo e a Valorização da Mulher. ...
  • Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças. ...
  • Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente. ...
  • Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Mudaria as leis colocaria um leis mais rígidas, o preconceito, Eu ia investir mas nos jovens de Hoje, ia também ir nos países onde não tem Educação, Nem Saneamento Básico para População ia mudar e fazer o mundo enxergar a imensidão que está sobre eles ia tentar fazer com que as pessoas criassem maturidade e também ...

Se observarmos o comportamento dos jovens atuais podemos notar que uma grande parcela se encontra cada vez mais engajada com os assuntos relacionados a representatividade, violência, preconceito, inclusão e principalmente a educação, algo que tem preocupado muitos jovens.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

Talvez o maior desafio dos jovens no Brasil, marcadamente daqueles que se encontram na adolescência (12-19 anos), é manter o interesse pela escola. E aqui, mais uma vez, não se trata de uma escola genérica. As escolas públicas são, de longe, as que apresentam maiores debilidades.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Quais os problemas na adolescência mais comuns?

  1. Baixa autoestima. Por razões hormonais, os adolescentes passam por transformações em sua aparência de modo bastante abrupto. ...
  2. Falta de disposição. ...
  3. Falta de amigos ou isolamento social. ...
  4. Pressões escolares. ...
  5. Bullying. ...
  6. Relações amorosas. ...
  7. Vícios.

A paciência, o planejamento e a capacidade de manter a disciplina são as armas indispensáveis para quem pensa em construir um futuro mais rico.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!