O que o jovem brasileiro consome?

Perguntado por: ajesus6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Menos da metade da população no Brasil, 45,5%, consome verduras e legumes cinco vezes ou mais na semana. Os dados revelam que o consumo permanece baixo entre os brasileiros, embora tenha ocorrido um aumento no último ano após uma queda expressiva durante a pandemia (aumento de 15,2% entre 2022 e 2023).

“Os jovens tendem a adotar novidades rapidamente e isso não tem sido diferente no setor de pagamentos. E, vemos um espaço de evolução relevante conforme essa geração passe a ter um poder de consumo mais alto e necessidades de vida ampliadas.

O valor que os jovens dão ao consumismo e como eles fazem uso de marcas para se auto afirmarem junto à sociedade é preocupante. O celular tal, a calça X, a roupa Y, a maquiagem milagrosa! A oferta de produtos é absurda e dispara o desejo do “sempre quis um desse”, “isso é tudo que eu quero” ou “eu preciso muito disso”.

recursos de comunicação online (59,68%); software/áudio/vídeo (22,4%); álcool/tabaco/narcóticos (6,32%);

Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha.

Muitos jovens sentem a necessidade de serem aceitos por determinados grupos na sociedade. E para isso, consomem desenfreadamente, tornando-se pessoas consumistas. Compram acessórios de tecnologia e roupas da moda, por exemplo, para sentirem-se “incluídos” na turma de amigos.

Dentre os principais consumidores estão os Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) e a Geração Z, com 60% e 50% respectivamente, e os consumidores com renda mensal acima de R$5 mil reais com 47%.

O consumismo na juventude também está atrelado ao grande estímulo das propagandas voltadas para este público, mas sem dúvida um dos principais motivos é o amadurecimento tardio dos jovens de hoje. “O alvo da mídia publicitária hoje são as crianças e adolescentes que compram demais.

O consumismo no Brasil
O país acompanha a tendência mundial do consumo em excesso. Há pesquisas que apontam que somente 24% dos consumidores se consideram conscientes em relação a seus próprios padrões de consumo.

No sistema capitalista, esses jovens são os mais atingidos, pois são incentivados ao consumo e se tornam dele presas fáceis. Há uma grande oferta, e o jovem, não reconhecendo as suas reais necessidades, acaba considerando que é importante ter, não importando o quê.

A seguir, especialistas dão dicas para conter o consumismo dos adolescentes.

  1. Converse. A vontade de comprar afeta todas as faixas etárias, e não seria diferente com os adolescentes. ...
  2. Dê o exemplo. ...
  3. Convide-os a participar do orçamento doméstico. ...
  4. Estabeleça uma mesada. ...
  5. Imponha limites. ...
  6. Ensine-os a poupar.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Alimentos e Bebidas (12%); Perfumaria e Cosméticos (12%); Moda e Acessórios (9%); Eletrodomésticos (9%);

A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.