O que o jogo proporciona?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

O desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais através dos jogos. O desenvolvimento do aluno ocorre quando ele joga, experimenta, descobre e, assim, aprende. Todas as suas habilidades podem ser acionadas pelos jogos em si, bem como o desenvolvimento de qualidades sociais e cognitivas.

Confira 8 habilidades desenvolvidas por meio de videogames:

  1. Paciência e perseverança. Essas são qualidades que ajudam as pessoas a terem sucesso, tanto profissional quanto pessoal. ...
  2. Resolução de problemas. ...
  3. Estratégia. ...
  4. Concentração. ...
  5. Liderança. ...
  6. Habilidades sociais. ...
  7. Pensamento crítico. ...
  8. Reconhecimento de padrões.

Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.

Além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, os games e jogos eletrônicos podem gerar outros problemas: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão. É importante que as crianças passem tempo praticando esportes, atividades físicas e lazer fora da frente da TV.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

Através dos jogos com regras, segundo Piaget (1978), as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, tanto na formação psico-motora, como também na formação da personalidade das crianças. Assim, se formam os valores morais como honestidade, fidelidade, perseverança, hombridade, respeito ao social e tantos outros.

Confira sete benefícios de brincar na primeira infância:

  • Estimula o desenvolvimento cerebral. ...
  • Melhora a inteligência. ...
  • Desperta a criatividade. ...
  • Melhora as habilidades de comunicação. ...
  • Regula as emoções. ...
  • Desenvolve competência social. ...
  • Ensina lições de vida.

As brincadeiras são ótimas formas de promover o desenvolvimento infantil, e é muito importante estimulá-las. Elas ampliam diversas habilidades, desenvolvem a coordenação motora, estimulam o desenvolvimento cognitivo e, ainda, promovem o relacionamento social.

Os jogos podem auxiliar a combater a hiperatividade e outros problemas como déficit de atenção. Afinal, os jogadores ficam concentrados no que têm que fazer para alcançar o objetivo e muitos nem param até conseguirem. Com isso, é possível ensinar a criança os benefícios de fazer alguma atividade com o devido foco.

Por meio da utilização de jogos, o aluno constrói seu conhecimento de maneira ativa e dinâmica e os sujeitos envolvidos estão geralmente mais propícios à ajuda mútua e à análise dos erros e dos acertos, proporcionando uma reflexão em profundidade sobre os conceitos que estão sendo discutidos.

Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora. A escola é um local em que a criança ou adolescente deve adquirir conhecimentos e habilidades.

A maioria dos jogos educativos conseguem manter uma boa relação entre proporcionar exercício para o corpo e para a mente, e promover a diversão da garotada. Além disso, outro ponto benéfico do uso desses games é aperfeiçoar os movimentos e, consequentemente, a coordenação motora da criança.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Os jogos cognitivos são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição (RAMOS, 2013a). Parte-se do reconhecimento da contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento infantil e coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos.

Os jogos de raciocínio são excelentes ferramentas para desenvolver a performance do cérebro, principalmente porque estimulam várias partes desse órgão no enfrentamento de desafios, níveis e etapas.

A utilização de games na educação é vista como um recurso inovador de ensino-aprendizagem devido aos benefícios proporcionados na construção do conhecimento. Por meio dos jogos, os alunos podem aprender um conceito acadêmico sem precisar recorrer aos tradicionais livros físicos, por exemplo.

Jogos eletrônicos também podem ter um impacto na saúde mental dos jovens. Alguns jogos podem ser relaxantes e ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. No entanto, o uso excessivo de jogos eletrônicos pode levar ao isolamento social, falta de sono e outros problemas de saúde mental.

O Mau – Os videogames são ruins para a saúde mental? Um estudo de 2019 publicado na Frontiers in Psychology descobriu que o excesso de videogames coincidiu com sintomas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e hostilidade.

O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.